quinta-feira, 30 de junho de 2011

CÓDIGO DE ÉTICA DOS ÍNDIOS NORTE AMERICANOS


1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O Grande Espírito o escutará, se você ao menos, falar.
2. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.
3. Procure conhecer-se, por si mesmo. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.
4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os com o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.
5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não lhe foi dado, não é seu.
6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.
7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem os ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.
8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você.
9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.
10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.
11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família terrenal.
12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.
13. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você.
14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.
15. Mantenha-se equilibrado. Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu corpo Emocional, e seu corpo Físico; todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental. Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.
16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.
17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.
18. Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.
19. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.
20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.
CONSELHO INDÍGENA INTER-TRIBAL NORTE AMERICANO - Deste conselho participam as tribos: Cherokee Blackfoot, Cherokee, Lumbee Tribe, Comanche, Mohawk, Willow Cree, Plains Cree, Tuscarora, Sicangu Lakota Sioux, Crow (Montana), Northern Cheyenne (Montana)

Mudar comportamentos é possível?



Nicolette Lacerda

É possível mudar comportamentos e resolver conflitos? É.

Como?

Pela expansão da consciência, isto é, pela observação contínua de si próprio. É se enxergar. Isso significa, em primeiro lugar, renunciar às mais caras ilusões que você tem a seu respeito.

É difícil? É.

É possível? É.

O que significa me observar?

É estar atento. É perceber se você está atuando no eixo vítima/algoz, ou vítima/agressor.

Enquanto você funciona nesse eixo, você não age, você só reage. Se você se sente vítima de alguém, você está dando todo o poder sobre a sua vida a essa pessoa. Você fica, de fato, paralisado no tempo que não passa, enquanto tudo à sua volta se passa no tempo que passa.

Se você se justifica dizendo: "Eu sou assim porque o meu pai me tratou dessa e dessa maneira, me fez isso e mais isso", ou... "Eu sou assim porque não tenho nada a ver com a minha mãe, ela não é a mãe que eu queria ter"; ou ainda: "Eu não progrido porque o meu chefe tem inveja do meu talento"; ou "Meu marido não me deixa fazer nada", você está trilhando o caminho da vítima. Você está preso ao tempo que não passa.

O que fazer?

Sair desse caminho.

É possível? É.

Que caminho trilhar?

O do responsável, daquele pessoa que assume responsabilidade por tudo que faz, que não se queixa de nada, nem de ninguém. O que não critica ninguém, o centrado.

A Física Quântica, que trata do infinitamente pequeno, do que se passa dentro dos átomos, observou que, comparativamente, a distância entre o núcleo de um átomo e o elétron que gira ao seu redor é abissal! O átomo é praticamente vazio.

No nosso cérebro passa-se a mesma coisa. Se você não se mudar, os neurônios vão se ligando sempre da mesma maneira, no seu canal preferencial, assim como as trilhas que o gado cria nas colinas e que vemos quando passamos de carro, pelas estradas. Ligam-se sempre da mesma forma, criando sempre a mesma realidade. Pode-se, entretanto, usar o campo das infinitas possibilidades dentro do cérebro e que não foi usado ainda. Novas formas de agir, de pensar, de criar novos caminhos!

Comece a criar uma infância feliz. Você pode! Comece a contar as coisas boas, a sentir gratidão pelo maravilhoso dom da vida, presente de seus pais. Seus pais não foram sempre velhinhos. Já foram jovens, se amaram e até acreditaram em formar uma família. Isso demanda generosidade.

Até hoje, a única maneira de passar pela experiência de vida no planeta Terra é através do corpo de uma mulher, com a colaboração de um homem. Seja grato a eles! A gratidão é um sentimento maravilhoso que vai encher seu coração de alegria.

Desfrute com encantamento as infinitas possibilidades de conexão entre os neurônios que você tem no seu cérebro. Mude de chip, mude de canal, mude de estação, mude os velhos programas.

Acorde!

Ou então, você estará condenado a se repetir, a contar sempre a mesma estória, sem mudar uma palavra, uma vírgula, como as crianças fazem, buscando as vantagens que a condição de vítima lhe dá. "Mas eu não tenho vantagem alguma, eu sofro muito". Procure com toda a sinceridade dentro de você, e você descobrirá que suas vantagens são imensas.

Renuncie a essas vantagens e você se libertará desses grilhões, e torne-se responsável pela sua própria vida, pelas suas decisões, sem imposições ou constrangimentos de outras pessoas.

Aceite ser feliz... AGORA!

Nicolette Lacerda é física, psicoterapeuta holística, neurolingüista e musicoterapeuta associada à organização The World Peace Prayer Society (Unicef), pela Paz Mundial.

http://somostodosum.ig.com.br

quarta-feira, 29 de junho de 2011

É só respirar - Superinteressante

É só respirar - Superinteressante

Medicina alternativa - Superinteressante

Medicina alternativa - Superinteressante


Cada uma é uma

Colocar no mesmo barco todas as técnicas ditas “alternativas” é um grande erro. Algumas delas são amplamente reconhecidas, sobre outras há quase certeza da ineficácia. Conheça as mais famosas e saiba o que a ciência pensa delas
O que é - Uma das técnicas da medicina tradicional chinesa, a acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Sua base filosófica indica que esses pontos afetam os diferentes órgãos e estão localizados sobre canais de energia (chamados meridianos) que se espalham pelo corpo
O que a ciência acha - Sabe-se que os pontos têm relação com o sistema nervoso – e o sistema nervoso influencia todo o corpo. Mas cientista nenhum encontrou os tais canais de energia. A técnica não costuma oferecer resultados a curto prazo, mas revelou-se eficiente contra efeitos colaterais de remédios, enjôos, doenças respiratórias, dores e problemas de pressão
O que é - Utiliza óleos essenciais de folhas, flores ou madeira para amenizar sintomas e melhorar o bem-estar. Os óleos podem ser inalados, queimados ou espalhados pelo corpo
O que a ciência acha - A idéia de que cheiros agradáveis podem liberar hormônios que causam bem-estar até faz sentido para a ciência e alguns estudos mostram um leve efeito calmante da terapia. Daí a acreditar que eles curem doenças, porém, há uma distância
O que é - Baseia-se na idéia de que cores têm efeito curativo abrangente. Os tratamentos envolvem alimentação, modo de se vestir, relação com o ambiente, além da visualização de cores para efeito terapêutico
O que a ciência acha - Não há qualquer evidência de eficácia. De forma alguma deve substituir o tratamento convencional. Mas a cromoterapia pode trazer bem-estar – e bem-estar é bom para a saúde
Florais
O que é - São essências florais diluídas em conhaque. Os mais conhecidos, os florais de Bach, foram preparados pelo médico inglês Edward Bach, ao final do século 19, e são indicados de acordo com a personalidade de cada paciente, prometendo curar diversas doenças
O que a ciência acha - No máximo, pelo que se sabe, funcionam tão bem quanto oplacebo. Não podem substituir o uso de medicamentos ortodoxos. Podem representar uma fonte de bem-estar, mas é perigoso acreditar que eles façam o que prometem fazer: curar doenças
O que é - Consiste na manipulação de plantas e ervas para a cura de doenças e redução dos sintomas. Prega que as plantas devem ser consumidas integralmente e não combinadas a substâncias químicas que realçam o efeito do princípio ativo, como na medicina ortodoxa
O que a ciência acha - A idéia de que plantas curem faz todo sentido. Praticamente todos os remédios da medicina ortodoxa têm seus princípios ativos retirados de plantas ou de outros seres vivos. E é realmente saudável procurar por substâncias benéficas, em pequenas doses, na alimentação – o que ajuda a evitar efeitos colaterais causados por doses grandes demais
O que é - Inventada no século 18, é uma especialidade médica no Brasil, mas ainda não foi reconhecida como tal em países com tradição em medicina alternativa, como Canadá e Estados Unidos
O que a ciência acha - Muito utilizada contra doenças crônicas como alergias, asma, rinite e enxaqueca, ainda não comprovou eficiência além do placebo nesses tratamentos. A ciência ignora o modo pelo qual age, mas reconhece alguns resultados. Pode ser o caso mais bem-sucedido de manipulação de placebo
O que é - Os praticantes da técnica afirmam que podem oferecer um diagnóstico físico, psicológico e emocional a partir da análise da íris
O que a ciência acha - Não tem validade científica. A tese de que males físicos se reflitam nos olhos não é absurda. Mas determinar o estado de saúde de alguém tendo como base apenas isso pode gerar diagnósticos incompletos, o que é perigoso
Naturopatia
O que é - Motivada pelos ideais de “volta à natureza”, originou-se no século 19 como um fenômeno emocional e espiritual para melhorar a saúde geral do corpo. Prega, entre outras coisas, que alimentos crus são mais bem aproveitados pelo organismo
O que a ciência acha - Muitas das teorias divulgadas pela naturopatia fazem sentido aos ouvidos da ciência. No entanto, ela tende a misturar teorias plausíveis com outras bem menos fáceis de serem assimiladas pela ciência – como a sugestão de que prisão de ventre cause auto-intoxicação
Ortomolecular
O que é - Técnica criada por Linus Pauling, Nobel de Química e da Paz, que emprega o uso de vitaminas, aminoácidos e minerais em quantidades superiores àquelas capazes de serem absorvidas pelo corpo. O diagnóstico é feito a partir da análise de um fio de cabelo
O que a ciência acha - Com base em pesquisas, o teste do fio de cabelo foi considerado sem validade científica por órgãos reguladores
Reflexologia
O que é - Propõe que todos os órgãos internos do corpo têm pontos de reflexo no pé, na orelha, no nariz e outras partes. Acredita que a manipulação desses pontos pode melhorar o fluxo de energia e, portanto, curar sintomas em certos órgãos
O que a ciência acha - Há bem poucos estudos rigorosos sobre a técnica e os que existem não demonstram que a reflexologia tenha efeitos terapêuticos específicos
Reiki
O que é - Rei significa “universal” e Ki, “energia”. Reiki portanto é a energia do Universo que poderia ser transmitida ao paciente por meio da impostação de mãos do praticante. A terapia vê a doença como um desequilíbrio energético do corpo
O que a ciência acha - Não existe comprovação científica para a ação curativa dessa técnica. Mas a terapia pode trazer benefícios ao reduzir a tensão
Radiestesia
O que é - Baseia-se nas vibrações do Universo, do ambiente e dos seres vivos. Sua prática mais difundida prevê uma sessão de perguntas e respostas a um pêndulo de metal que poderia levar ao diagnóstico de doenças
O que a ciência acha - A idéia de que um diagnóstico médico possa ser oferecido por vibrações do corpo ou do ambiente não faz sentido à luz do conhecimento científico. Não há pesquisas consistentes sobre o assunto
Shiatsu
O que é - Atua nos mesmos pontos que a acupuntura, mas usando apenas a pressão dos dedos
O que a ciência acha - A pressão dos dedos, ao contrário da aplicação de agulhas, não causa a liberação dos neurotransmissores que atuam no sistema nervoso, o que joga dúvidas sobre as possibilidades terapêuticas da técnica. Mas seus efeitos redutores de estresse são reconhecidos
Urinoterapia
O que é - Propõe a manipulação da urina do próprio indivíduo para curar diversas doenças. Tem origem, possivelmente, em rituais hindus criados há 4 mil anos
O que a ciência acha - Não há estudos rigorosos sobre a eficiência da técnica, que recebe críticas de diversos setores da comunidade científica. Não deve, de maneira alguma, substituir tratamento convencional
Observação:
A classificação à direita tem um quê de arbitrário. Não pretendemos aqui dizer que uma terapia é melhor que outra. Cada técnica tem seus próprios objetivos e pretensões e as pessoas reagem de modo diferente a tratamentos diferentes. Algumas podem não ter efeito comprovado, mas, ainda assim, fazer bem – por exemplo, ao reduzir o estresse. E a ciência sabe que reduzir o estresse é bom para a saúde.

Para saber mais

Na livraria
O Erro de Descartes – Emoção, Razão e o Cérebro Humano, Antônio Damásio, Companhia das Letras, 1996
Guia Prático da Medicina Alternativa, Steven Bratman, Campus, 1998
Medicinas Alternativas – Os Tratamentos Não Convencionais, Org. Paulo Eiró Gonsalves, Ibrasa, 1996
Medicina Espiritual, Herbert Benson e Marg Stark, Campus, 2003
The Desktop Guide to Complementary and Alternative Medicine, Ernst E., Pittler M.H., Stevinson C., White A.R., Mosby, Reino Unido, 2001
Alternative Healthcare – A Comprehensive Guide, Jack Raso, Prometheus Books, EUA, 1994
Na internet
Relatório do Comitê de Ciência e Tecnologia do Parlamento Inglês, www.parliament.the-stationery-office.co.uk/pa/ld199900/ldselect/ldsctech/123/12301.htm
Site de Steven Bratman, que traz um balanço crítico das pesquisas de eficácia, www.altmedconsult.com
Associação Brasileira de Medicina Complementar, www.medicinacomplementar.com.br
Departamento de Medicina Complementar da Escola Médica Peninsula, www.ex.ac.uk/sshs/compmed/

sábado, 25 de junho de 2011

Mãos que Curam - 2010

O slogan diz tudo: "A vida pode ser salva com um simples gesto"


Eu imaginava uma historia um pouco diferente, o que significa que o filme me surpreendeu, envolvente, um drama que nos leva a reflexão, uma delas é: Será que vale mais a pena salvar mil vidas e perder uma?
Podemos curar qualquer pessoa no mundo, quantas pessoas precisarem mas isso ferirá mortalmente o ser que mais ama, é nesse momento que um gesto simples salva uma vida... abandonar a própria vida pelo ser que ama. O dom acaba recebendo o apelido de maldição.
Diego é um médico extremamente técnico, como tantos que vemos apresados por aí, carregando no pescoço o alto custo de ter que lidar com a vida e com morte, ter que lidar com a dor, esquecem a mágica arte que existe em sua profissão, a arte de curar. 

O Amor Sempre vale a Pena..Propaganda Serenata de Amor‏.avi

O amor sempre vale a pena

"Se você tá sofrendo por causa de um amor perdido, eu tenho más notícias: não há nada que você possa fazer. E não há ninguém que possa ajudar. Na melhor das hipóteses, você vai ter um amigo paciente pra levá-lo a um bar e ouvir suas queixas e, eventualmente, buscar você em um bar e leva-lo pra casa com segurança, nos dias que você se comportar feito um bobo. Na verdade, até existe alguém capaz de curar sua dor, mas esse alguém não costuma ter pressa: ele se chama tempo.

Portanto, procure levantar sua cabeça, e dar um passo adiante, por menor que seja, porque você ainda tem um longo caminho a percorrer dentro desse inferno. Ter pena de si mesmo não vai ajudar em nada, e por mais que você que não acredite, eu posso te garantir que você sente algum prazer em cultivar esse sofrimento. Sim, estar triste é uma forma de exercer a paixão, quando o alvo dessa paixão já se foi. Você está usufruindo o seu direito de estar eternamente apaixonado. Isso é ótimo, prova que você é um romântico. Mas, coisas ótimas não costumam ser baratas, e você tem que pagar seu preço.

Em algum momento, tudo isso vai passar. E nesse caso, quando o furacão for embora, ele não deixará destroços, como se nada tivesse acontecido. Você vai recuperar suas noites de sono. Vai se sentir revigorado, vai tá feliz consigo mesmo, vai levantar sua auto-estima. Você vai tá pronto pra entregar seu coração à outra pessoa, mesmo correndo o risco de parti-lo em mil pedaçoes novamente, porque o amor... sempre vale a pena."



Propaganda do bombom Serenata de Amor, simplesmente o amor sempre vale a pena!!!!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A vida te Espera

A vida é um presente, que devemos saber aproveitar ao máximo. Hoje é muito comum vermos por aí, uma onda gigante de transtornos psicológicos, decorrentes da vida moderna; hoje vivemos mais, mas sofremos mais, sofrimento emocional; sofrimento esse que infelizmente exames laboratóriais ou eletrocardiogramas ou eletroencefalograma, etc...,  não detectam. São sofrimentos íntimos, expressos pelo corpo e pela fala, difíceis de diagnósticar. Muitas vezes, o sofredor não sabe falar muito bem sobre seu sofrimento, a origem, a frequência, a intensidade, algumas vezes não consegue encontrar palavras para expressar suas angústias, seus medos, sua solidão. Muitos acabam desistindo, apagando de si mesmos a vida, a apatia ganha espaço e a vida perde o sentido. Aqueles que procuram ajuda especializada, infelizmente acabam recebendo algum tipo de diagnóstico, muitas vezes um rótulo, que só servirá como "bengala", onde o sofredor vai apoiar as poucas energias, em busca de remédios que lhe aliviaram as angústias, mas na verdade, apenas estarão lhe tirando ainda mais as energias.
Acredito muito no potencial humano de auto-curar-se, ou auto-regular-se, frente as adversidades encontradas, infelizmente, a vida moderna tem nós deixado preguiçosos, digamos assim, inclusive para procurar em nós mesmos os meios de nós livrarmos de nossos sofrimentos; é mais fácil aceitar o diagnóstico, tomar os remédios receitados, ser um coitado, excluir-se em seu sofrimento, deixar de ser um ser humano, para ser uma doença, e esconder-se atrás de seu diagnóstico, sem esperança de um dia poder ter uma vida construtiva e feliz. 
Existe um termo muito conhecido, chamado resiliência, que no meu entendimento deveria ser ensinado nas escolas, já que infelizmente temos deixado de desenvolver essa capacidade naturalmente. Todos nós em maior ou menor grau somos resilientes, e é necessário que essa capacidade seja exercitada sempre, afim de que possamos superar as adversidades encontradas ao longo de nossa jornada de vida. Em tempos de tantas catástrofes, violência, epidemias como os de hoje em dia, ser resiliente é imprescindivel para manter a saúde mental.
Se todo cidadão que perde o emprego, ou que é xingado pelo pai, ou que foi um dia assaltado, ou que sofreu um grave acidente de trânsito e ficou inválido, ou ainda que não encontrou marido ideal e teve filhos, surtar, imagine o grande caos que se tornariam as enfermarias psiquiátricas pelo mundo.  
A moda atual é tomar Fluoxicetina, Aprazolan, e tantos outros ansiolíticos, a moda é ter depressão, transtorno do pânico, fobias; não estou banalizando esses transtornos, ou o uso desses remédios, mas acredito que muitos desses diagnósticos, são diagnósticos equivocados, e muitos que tomam remédios como esses, acabam se tornando dependentes deles, quando na verdade nunca tiveram a necessidade de um só comprimido. 
A grande necessidade do mundo é de carinho, atenção, afeto; ouvidos cuidadosos, mãos estendidas, acolhimento; o maior problema é o individualismo, o egoísmo, de certa forma a própria vida moderna. Os pais não tem tempo para os filhos, os filhos não tem tempo para seus pais, os filhos já não tem tempo para pensar em filhos, querem viver sozinhos, ter a independência, conquistar o seu espaço, quando algumas vezes ainda não estão preparados para o primeiro tombo.
Os profissionais hoje, não são como os profissionais de antigamente, médicos de família, por exemplo, hoje é dificil encontrar um, pelos hospitais temos médicos apressados, descuidados, capitalistas, digamos assim, preocupados com os honorários, com o carro novo, com a casa na praia; quando seu pensamento deveria estar voltado para o enfermo que o procura, com dores, com medos, com angústias; enfermo esse que tem um nome, uma família, uma enfermidade. 
É comum o descaso dos profissionais, quem já marcou um consulta, particular mesmo, daquelas que agendamos com antecedencia, pagamos prontamente, e o médico atrasa mais de duas horas para iniciar a consulta, fica com você durante no máximo quinze minutos, ouve nem metade de suas queixas e te prescreve remédios controlados, que mudaram ainda mais seu humor, e muitas vezes explicam quase nada sobre o remédio. É comum, muito comum. Já vi pessoas em consultório de neurologista, aguardando duas horas e meia e começar a chorar, quando atenciosamente procuro saber o motivo das lágrimas tenho a triste constatação, "Tenho Transtorno de Ansiedade Generalizada, e estou começando ter uma crise, estou esperando aqui tem duas horas e meia pelo médico". Jamais um médico poderia deixar tal paciente aguardando tanto tempo, tendo em vista seu diagóstico, que o próprio médico rotulou. 
Onde quero chegar com tantas constatações, quero chegar na vida, na vida que muitos abandonaram, da vida saudável, da vida construtiva, da vida social, da vida em família, da vida em todos os seus aspectos bons, verdadeiramente importantes, que muitos deixam escondidos, esquecidos por trás de sofrimentos que parecem infindavéis. Venho aqui para dizer: Não existe dor que nunca acabe, e está dentro de você mesmo o poder para viver essa grande verdade. 
Por mais tortuoso que seu caminho tenha sido, sempre se pode encontrar as flores; mesmo aquela singela criatura, que chorava iniciando uma crise de ansiedade, na espera torturante, mesmo ela, pode encontrar as flores, onde nenhuma espera é torturante; basta apenas ela encontrar a ela mesma, encontrar quem ela é de verdade, sem rótulos médicos. Não é tarefa fácil, mas é tarefa possível.
A vida te espera, sempre; acredite em si mesmo, acredite que nenhuma dor é grande demais, quando você acredita que ela pode findar!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pensamentos





Outro dia andando pelas estantes de um Hiper Mercado encontrei esse título, adoro os livros da Zibia Gasparetto, e achei um charme esse  livro Pensamentos, são pequenas frases retiradas de algumas de suas obras e de outros autores ótimos, cada página além da frase, ou pensamento, traz uma linda ilustração. Cada página é um convite a reflexão!!!
Eis a que mais chamou minha atenção na primeira leitura:


‎"Qual a explicação plausível pra o que acontece de bom ou de prejudicial em nossa vida? A resposta é: você é a causa de tudo."