quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

No mesmo olhar



Hoje lembrei de uma música, tirei lá do fundo do baú, No mesmo olhar, ouvi pela primeira vez na interpretação de Chystian e Ralf. 

...Quando dois olhos se olham no mesmo olhar o coração não consegue mais segurar. E quer amar, se apaixonar...
...Foi numa festa, num baile em algum lugar, nossas vidas se uniram por um olhar, te vi dançar no meu olhar...


Talvez o amor nasça de um momento assim, de um cruzar de olhares inesperado, que faz o coração bater diferente, incontrolavelmente. Esse desejo de amar, de se apaixonar nasce como que por encantamento, uma magia no ar, um magnetismo. Imagino quando estou ouvindo essa música um salão cheio, pessoas alegres, dançando, muitas pessoas, e imagino então duas pessoas, dois desconhecidos entre essas muitas pessoas, que se olham, como se todas as outras pessoas não existissem, como se só existissem os dois. Um olhar, que parece parar o mundo, ao mesmo tempo que o mundo começa a girar mais rápido.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Viva a morte de cada dia

Para Refletir:

Viva a morte de cada dia


Num artigo muito interessante, Paulo Angelim, que é arquiteto, pós-graduado em marketing dizia mais ou menos o seguinte:

Nós estamos acostumados a ligar a palavra morte apenas à ausência de vida e isso é um erro. Existem outros tipos de morte e nós precisamos morrer todo dia. A morte nada mais é do que uma passagem, uma transformação.

Não existe planta sem a morte da semente, não existe embrião sem a morte do óvulo e do esperma, não existe borboleta sem a morte da lagarta, isso é óbvio! A morte nada mais é do que o ponto de partida para o início de algo novo. É a fronteira entre o passado e o futuro.

Se você quer ser um bom universitário, mate dentro de você o secundarista aéreo que acha que ainda tem muito tempo pela frente. Quer ser um bom profissional? Então mate dentro de você o universitário descomprometido que acha que a vida se resume a estudar só o suficiente para fazer as provas. Quer ter um bom relacionamento, então mate dentro de você o jovem inseguro ou ciumento ou o solteiro solto que pensa poder fazer planos sozinhos, sem ter que dividir espaços, projetos e tempo com mais ninguém.

Enfim, todo processo de evolução exige que matemos o nosso "eu" passado, inferior.

E, qual o risco de não agirmos assim? O risco está em tentarmos ser duas pessoas ao mesmo tempo, perdendo o nosso foco, comprometendo nossa produtividade e, por fim, prejudicando nosso sucesso.

Muitas pessoas não evoluem porque ficam se agarrando ao que eram, não se projetam para o que serão ou desejam ser. Elas querem a nova etapa, sem abrir mão da forma como pensavam ou como agiam. Acabam se transformando em projetos inacabados, híbridos, adultos "infantilizados".

Podemos até agir, às vezes, como meninos, de tal forma que não matemos virtudes de criança que também são necessárias a nós, adultos, como: brincadeira, sorriso fácil, vitalidade, criatividade, etc. Mas, se quisermos ser adultos, devemos necessariamente matar pensamentos infantis, para passarmos a pensar como adultos.

Quer ser alguém (líder, profissional, pai ou mãe, cidadão ou cidadã, amigo ou amiga) melhor e mais evoluído? Então, o que você precisa matar em você ainda hoje para que nasça o ser que você tanto deseja ser?

Pense nisso e morra! Mas, não esqueça de nascer melhor ainda!


fonte: http://www.revistapersonalite.com.br/editorial_57.php

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Tem dias a gente fica tão intolerante, qualquer coisa, por menor que seja, pode ser capaz de liberar as piores emoções contidas, qualquer coisa mesmo; refletindo sobre isso percebi que nesses momentos, em especial, ficamos bem menores ao mesmo tempo que nos tornamos bem maiores, isso mesmo, liberamos o pior de nós mesmos, as nossas piores palavras, as mais críticas, as mais duras e por isso somos num momento menores, ao mesmo tempo somos capazes de sermos mais sinceros, não só com os outros, mas com nós mesmos, ou seja, é como se nesses momentos de intolerância estivéssemos bêbados, com a consciência alterada, sem censura, livres, verdadeiros, maiores, porém em muitas situações, piores.
Piores porque quem quer que esteja a nossa frente vai ouvir tudo aquilo que você deseja dizer, tudo mesmo, coisas que vão sair pela sua boca, sem filtro, sem medida, simplesmente como se o mais importante fosse não raciocinar, apenas dizer, a intolerância é um estado desarmônico do ser, assim como a embriagues, a lucidez é reduzida ou ampliada e as consequências podem ser desastrosas.
Observar seu estado de espírito antes de qualquer encontro é o ideal para evitar explosões de intolerância, se você se percebe um pouco tenso, nervoso acima do que te parece normal, tente perguntar-se "o que está me deixando assim?", resolva-se consigo mesmo, respire. Quando buscamos sinceramente pelo equilíbrio, ele de uma maneira ou de outra aparece, a harmonia está no ponto onde seus pensamentos já não ti perturbam mas ti apaziguam.

Muitas vezes a intolerância é sinal de uma projeção que fazemos, sabe aquele ditado que diz: "Vê o argueiro no olho do irmão e não repara na trave que está no seu olho". Negando a própria sombra, projetamos ela no outro.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A oportunidade é para aqueles que estiverem preparados.


Existem momentos na nossa vida em que é preciso parar, reavaliar tudo, principalmente nossa maneira de enxergar o mundo, perguntar a si mesmo que cor está à vida nesse momento. Se os tons não forem agradáveis é porque algo precisar mudar.
Nem sempre estavamos preparados para as surpresas da vida, mas nem por isso devemos deixar de apreciar tudo que a vida nos traz.
Tem momentos que tudo parece perdido, e eis que algo bom acontece; tem momentos que tudo está na maior e perfeita paz, e eis que algo ruim vem e desarmoniza tudo, em qualquer uma dessas situações uma coisa parece bem clara, o que vai determinar o sucesso ou o insucesso é a maneira como você vai lidar com o bom e com o ruim que aparecer, porque algumas vezes quando tudo parece perdido o algo bom pode aparecer, mas não acontecer, única e simplesmente porque você não o percebeu. A oportunidade é para aqueles que estiverem preparados.
Estar preparado é um trabalho que a priori parece difícil, na verdade nunca estaremos totalmente preparados para nada, mas desde que tenhamos consciência disso, e saibamos improvisar bem, tudo pode dar certo. O essencial é estar atento. A vida deixa os sinais de que você está ou não no caminho certo, saber observar e entender esses sinais é algo que necessita de certo treino, certo apuro, para refinar seus sentidos, para abrir, digamos assim, sua intuição, é necessária certa disciplina.
Não nascemos prontos não é? Mas nascemos cheios de energia e vitalidade, saber manter-se em equilíbrio, com bons pensamentos, bons hábitos alimentares, praticando exercícios físicos, sorrindo com fígado, agradecendo e perdoando sempre, você vai ter a visão mais aguçada, mas não essa visão física, não esse sentido físico de ver, mas o enxergar a partir do coração.
Como dizem, a vida é uma escola, cada companheiro de jornada é um professor, aquele que você preferia nem ter conhecido, esse talvez seja o maior professor de todos, porque é esse que faz você pensar na sua própria vida e é ele que te dá as maiores oportunidades para se desenvolver, porque ele desequilibra você, porque ele consegue despertar em você seus piores sentimentos, faz você ter medo, faz você querer fugir, e as vezes você foge mesmo, você se esquiva, você se perde, quer melhor lição do que essa? Ele dá a você a oportunidade de crescer, de buscar harmonia. Pena que a maioria de nós frente a tal oportunidade se intitula vitima e perde a grande oportunidade de evoluir.
É muito mais fácil mudar seu trajeto para o trabalho, só pra não cruzar com aquele amigo problema, é muito fácil dizer que está ocupado quando de fato não está, para evitar a amiga que perdeu o 4° marido, é muito fácil fugir das circunstâncias que incomodam, sua vida está ótima, as coisas todas estão indo tão bem, pra que dar atenção a um chato, porque “perder” meu tempo com um hipocondríaco, por quê? Daí um dia sua vida ótima e perfeita começa a ruir, você então precisa de ajuda, precisa de alguém, sabe quem vem oferecer a mão pra você? Exatamente, o amigo problema, a viúva, o chato, o hipocondríaco, e sabe por quê? Porque de sofrimento eles entendem, e você nunca quis entender. E sorte a sua se eles ainda quiserem ti ensinar, e olha que nessa hora talvez você olhe para todos eles e ainda queira eles bem longe, ainda queria fugir dessa lição.
Desde que nasce o ser humano só pode viver porque é cuidado, cuidado por outra pessoa, um bebê recém-nascido não é capaz de alimentar-se sozinho, de fazer a própria higiene, de se locomover, ele é totalmente dependente, e essa é uma característica que vai mudando conforme ele vai aprendendo, conforme seus cuidadores vão o ensinando, até que ele se sente, finalmente, mais autônomo, mas ainda sim, mesmo adulto, mesmo estudando e aprendendo de tudo, não conseguiria viver só numa cidade deserta.
Olhe para você agora, olha para o mundo a sua volta, que cor ele tem? Olhe para você, olhe para as pessoas a sua volta, como você tem tratado as pessoas, o que tem aprendido com elas, de quem tem fugido? Assim como na escola, temos provas, suas notas são o reflexo da sua disciplina, das oportunidades que você conseguiu aproveitar ou não.