domingo, 22 de abril de 2012

Um bicho de estimação, uma flor e um hobby

Hoje me lembrei de uma conversa que tive, anos atrás, com uma amiga muito querida, ela acabara de ver um filme que chamou muito atenção pela maneira como a protagonista havia vencido uma crise emocional, adquirindo um bicho de estimação, uma flor e um hobby.
Comecei a pensar na importância dessas coisas, tão simples na vida cotidiana. Vivemos tão apressados, tão imersos em nossos problemas e dificuldades, nos compromissos de trabalho, estudo, vejo as pessoas tão preocupadas em encontrar um motivo especial para sua existência, ao mesmo tempo que esquecem de existir. As pessoas parecem estar fugindo de si mesmas, procurando a todo tempo motivos para estar sem tempo. Nessa correria toda, a maioria de nós tem perdido várias habilidades sociais, já que não temos tempo de ouvir nem a nós mesmos, nem aos outros; não temos como enxergar o outro porque sempre estamos apressados olhando para tudo aquilo que nunca faremos, o que com o tempo vai nos entristecendo, deprimindo, fatigando.
Então, hoje, lembrei dessa conversa, desses três itens, e percebi que eles são fundamentais para quem busca mudar, para quem quer viver efetivamente, acabar com a dificuldade de se dar mais e também de receber mais. 
Um bicho de estimação exige dedicação, exige uma disciplina, cuidar do outro exige essas coisas, exige também muita tolerância, se você começa a cuidar de um bichinho logo vai perceber, em alguns dias vai querer se desfazer dele, ele suja e bagunça toda a casa, faz barulho em hora impropria, às vezes cheira mau e você não pode esquecer de alimentá-lo e levar pra passear, além de limpar toda a sujeira e bagunça que ele faz, além de cuidar da higiene dele, daí talvez se você aguentar essas descobertas e seguir com os cuidados devidos vai notar que pode adestra-lo, que depois de um tempo ele parece aprender como conviver com você e você como conviver com ele, de maneira agradável, o bichinho começa a fazer toda a diferença, porque agora você tem companhia quando quer ver TV, quando quer caminhar, você tem uma responsabilidade em cuidar dele, e em troca ele assume a responsabilidade de cuidar de você, da sua casa, e começa a demonstrar isso o tempo todo, principalmente quando, num gesto inesperado, pede uma afago seu. 
As flores, assim como o bicho de estimação, exigem também muita disciplina e dedicação, quando você possui plantas e flores em casa você pode notar um ar muito mais harmonioso e agradável, elas ornamentam, elas trazem vida, pelas perfumam e alegram os ambientes, em troca só precisam de luz e água, aqueles minutos que você dedica à uma planta está também dedicando a si mesmo. 
Um hobby é fazer alguma coisa que lhe desperte prazer, pode ser qualquer coisa, ouvir música, correr na praça, cozinhar, colecionar figurinhas, um hobby faz de você uma pessoa feliz, porque naquele dia em que nada estiver dando certo você terá alguma coisa que vai dar certo, alguma coisa que vai distrair sua mente e abrir seus horizontes. Se você tiver um hobby você vai ter sempre um lugar para fugir, ou melhor para se encontrar.

terça-feira, 17 de abril de 2012

"Às vezes a ideia mais simples faz a maior diferença."
A Corrente do Bem

Amor


Vida
É o amor existencial.
Razão
É o amor que pondera.
Estudo
É o amor que analisa.
Ciência
É o amor que investiga.
Filosofia
É o amor que pensa.
Religião
É o amor que busca a Deus.
Verdade
É o amor que eterniza.
Ideal
É o amor que se eleva.

É o amor que transcende.
Esperança
É o amor que sonha.
Caridade
É o amor que auxilia.
Fraternidade
É o amor que se expande.
Sacrifício
É o amor que se esforça.
Renúncia
É o amor que depura.
Simpatia
É o amor que sorri.
Trabalho
É o amor que constrói.
Indiferença
É o amor que se esconde.
Desespero
É o amor que se desgoverna.
Paixão
É o amor que se desequilibra.
Ciúme
É o amor que se desvaira.
Orgulho
É o amor que enlouquece.
Sensualismo
É o amor que se envenena.
Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do amor, não é senão o próprio amor que adoeceu gravemente.
Francisco Cândido Xavier

segunda-feira, 16 de abril de 2012



” Eu te amo desde que te conheci, mas não me permiti sentir isso verdadeiramente, eu estava sempre um passo a frente, tomando decisões pra me livrar do medo, só que hoje, pelo que aprendi com você, cada escolha foi diferente e a minha vida, mudou completamente. Eu aprendi, que quando se faz isso vive-se inteiramente, e que não importa se você tem 5 minutos ou 50 anos.“ (Filme, Antes que termine o Dia)

O sucesso é ser Feliz

Indicação de uma amiga, o livro O Sucesso é Ser Feliz, tem sido um presente dos céus, sua leitura tem me mostrado o quanto a vida é simples, assim tenho percebido o quanto eu a compliquei até hoje.
Hoje ainda pela manhã, estava lembrando de histórias passadas, que hoje são contadas com certa leveza mas que ao mesmo tempo trazem uma sensação de algo que ficou por ser terminado, ou por ser vivido mesmo.
Quantas vezes por medo deixei de viver momentos especiais na minha vida. Quantas vezes volto lá no passado e fico tentando repensa-lo, quantas coisas fiz errado, quantas oportunidades perdi, quantas escolhas erradas, quantas palavras mal ditas. Sim, meu estilo de vida era infeliz, sempre olhando o lado ruim, sempre buscando os piores conselheiros, e pior, dando ouvido a eles, e deixando sempre de ouvir o meu próprio coração. 
Hoje não preciso viver esse estilo infeliz de vida, e sei que as oportunidades, uma a uma, irão aparecer, cada uma a seu tempo, e eu não vou mais ficar tentando fazer rascunhos, a certeza de que cada momento é único e que ele não voltará a se repetir me leva a uma única ação: Ter Atitude!!!


A infelicidade é uma gaiola imaginária que só o indivíduo percebe. Iniciar a desmontagem dessa ilusão é tarefa de cada um para alcançar a felicidade.


O que é a infelicidade?
Infelicidade é, antes de tudo, um estilo de vida. Uma forma de olhar o mundo pelo lado contrário. Em vez de você tirar proveito do momento atual, lamenta-se do que poderia ter acontecido.
Na vida, é importante acertar na primeira vez, porque nem sempre dá para passar a limpo tudo o que foi feito de errado. Perceba que a oportunidade está no presente, não no passado.
Então aproveite esse momento, pois ele nunca se repetirá.
Texto do livro
" O Sucesso é Ser FeLiz"
(Editora Gente)



domingo, 15 de abril de 2012

Asa To Ma

"asato ma sadgamaya
tamaso ma jyotirgamaya
mrtyorma amrtam gamaya"
(Brhadaranyaka Upanishad — I.iii.28)

Tradução: Guie-me de “Asat” para “Sat”
Guie-me da escuridão para a luz
Guie-me da morte para a imortalidade”

Sat = existência, realidade, verdade
asat = não-existência, não realidade, não verdade

A FELICIDADE É POSSÍVEL


Você pode dizer que sou um sonhador,
mas não estou sozinho nisso.
Espero que um dia você se junte a nós,
e o mundo será como se fosse um só.
John Lennon

[...]

A propósito desse assunto, vou contar a história de um médico que fazia uma palestra a um grupo de alcoólatras.

Ao iniciar a apresentação disse: "Hoje vou realizar uma experiência para mostrar a vocês o efeito do álcool".

Levantou um copo e afirmou: "Aqui dentro há álcool".

Com uma pinça, pegou um verme, mostrou-o para a platéia e o soltou dentro do copo. Imediatamente o verme se desfez, causando impacto nos presentes.

Em seguida, ele levantou outro copo e disse: "Aqui dentro há água".

Novamente pegou outro verme e o soltou dentro do copo. O verme se mexeu, mostrando sua energia.

Nesse momento, no meio da platéia, um indivíduo embriagado levantou a mão e, com voz pastosa, disse:

"Entendi bem o que o doutor quis dizer, e concordo inteiramente. Sua mensagem é sensacional".

Feliz, o médico pediu: "Por favor, diga em voz alta, para que todos escutem, qual é a minha mensagem".

Solícito, o indivíduo declarou:

"Doutor, o senhor acabou de mostrar com essa experiência que quem bebe não tem verme no organismo!"

A tendência das pessoas é querer mostrar que sempre estão certas.

Preste atenção, portanto, às suas crenças, pois elas vão se concretizar.

Em um mundo altamente competitivo, precisamos ser competentes, e muito. Mas também devemos saber que nossa maior missão nessa viagem pelo planeta é ser felizes e criar oportunidade para que os outros também sejam.

A primeira transformação necessária para que ocorra a felicidade é passar a acreditar na possibilidade de um mundo onde todos possam se realizar. Empresas cujos acionistas e colaboradores sintam que sua participação vale a pena. Casamentos em que ninguém precisa se anular para que os dois continuem juntos. E, principalmente, um mundo onde cada pessoa seja respeitada por sua maneira de ser.

Talvez você considere isso uma utopia, mas esse mundo verdadeiramente digno dos seres humanos só vai acontecer quando acreditarmos e trabalharmos por ele.

Texto do livro
"O Sucesso é ser Feliz"
Roberto Shinyashiki
Editora Gente

sexta-feira, 13 de abril de 2012


Recebi por e-mail, repassando a linda mensagem:

CURANDO AS FERIDAS
Em nossa vida passamos por muitas reviravoltas, enfrentamos nossos medos, fraquezas, apuros, abismos e situações que parecem desconcertar a alma e nos tirar do centro. É claro que preferimos a alegria ao invés das tristezas e dores no caminho. Acredito com as forças da minha alma, com a pulsão da minha consciência que todas as experiências têm valor. Sim! É claro que como um ser humano, prefiro a alegria a passar pela dor.
Como dizia um amigo espiritual que preza a boa estrada vermelha, o caminho xamânico do coração: “Para subir a montanha precisamos fazer vários círculos”. É fácil observar que sentimos maior confiança, seja em uma simples conversa ou em um trabalho de longa data com aquelas pessoas que já “fizeram vários círculos”.
Nossa experiência nos diz também que os melhores curadores não são aqueles recheados de conceitos, apostilas ou livros mas são aqueles que já curaram suas feridas, que já passaram por situações semelhantes e carregam dentro de si a medicina, os verdadeiros apontamentos da alma – muitas vezes conquistados após diversos desapontamentos e enganos.
Passamos por diversos ciclos, movimentos de subida e descida, altos e baixos e muitas, muitas emoções. Em várias situações nos ferimos; culpamos-nos ou culpamos outros; fugimos das responsabilidades ou somos sérios demais; carecemos de repouso ou de algum movimento que faça mudar a direção. Cada ser humano possui um toque especial e único que auxilia no processo de cura, de acordo com os seus círculos. Ter olhos xamânicos para enxergarmos o ser humano e sua medicina é uma boa sugestão de exercício. Daí também a importância de cultivar a amizade de pessoas-medicina. Seja ao redor do tambor como os antigos, seja num bate-papo, sejam em um círculo de preces e até mesmo – por que não? – nas relações via internet.
Não sei se já disse, mas vale reafirmar: “Nossa vida é feita de relações. Estamos mergulhados nesta existência num mar de emoções”. Faz toda diferença a postura, a forma de lidar com a gente mesmo, com o outro e com as realidades do mundo. Subimos um passo a mais em nossa montanha interna quando curamos nossas feridas.
Vou ser sincero são  incontáveis os seres humanos que me ajudaram a curar minhas feridas. E neste momento de poder quero agradecer e que estes amigos-medicina, pequenas e grandes montanhas, possam inspirar cordilheiras de cura e realizações. Sou mais eu com a presença de vocês em minha vida. Gratidão!
Lembre-se: Existe um ser humano por detrás de tudo isto e por detrás de tudo isto existe um espírito. Nada é por mero acaso, uma Presença envolve a tudo, essa Presença muitas vezes é chamada de Grande Mistério, Grande Espírito.
Mitakuye Oyasin!
“Por todas as nossas relações!”
Samuel

QUANDO A BOCA CALA . . . O CORPO GRITA ! ! !‏

Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico.

A enfermidade é um conflito entre a personalidade e a alma.
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a “criança interna” tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra.
O câncer mata quando não se perdoa e/ou cansa de viver.
E as dores caladas? Como falam em nosso corpo?
A enfermidade não é má, ela avisa quando erramos a direção.
O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas Equívocos, existem semáforos chamados Amigos, luzes de precaução chamadas Família, e ajudará muito ter no caminho uma peça de reposição chamada Decisão, um potente motor chamado Amor, um bom seguro chamado , abundante combustível chamado Paciência
Mas principalmente um maravilhoso Condutor chamado DEUS, ou como O queiram chamar.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Tem dias o fardo parece mais pesado, as ilusões e devaneios me mantem viva, mas sei que não são nelas que devo me ater ou me apegar. É a realidade que chama, chama com fervor. 
Tem dias que parecem sem fim, compridos e vazios, desertos.
Tem horas que parecem não passar, a inercia, o desassossego, a inquietude.
A mente não se concentra, brinca de pensar, pensar em tudo, pensar em nada.
De repente a noite cai, o sono não vem.
Naquela canção brinco de ser feliz. Mas sei que a felicidade é real, não está na fantasia. 
Amanhã será outro dia.

domingo, 8 de abril de 2012

E que todos os sonhos se tornem reais, 
Que todas as promessas sejam cumpridas,
Que todos os ideais sejam buscados,

Se um dia a esperança se afastar
que a fé possa resgá-la e trazer de volta.

Nada termina sem que antes tenha começado.
Acreditar em si é acreditar num oceano de possibilidades.
Dar o primeiro passo é ficar mais próximo do objetivo.

Se alguém disser que é impossível,
mostre que nada pode ser impossível,
Exceto se nunca tentar.

O medo é o maior obstáculo,
A coragem a maior virtude,
A incerteza faz a busca mais interessante,
Desistir e adiar são verbos que não devem ser usados.

Para agir não é necessário ser agressivo, 
nem usar de força física,
Agir significa apenas não ficar parado.

Se a música tocar, dance
Se for necessário correr, corra
Se a vida pedir um tempo, pare
mas não fique parado a vida toda.

Se ti convidarem a brincar, brinque
Se ti convidarem a cantar, cante
Não tenha vergonha de ser feliz.

A maior conquista é poder ser eu mesmo
Em qualquer ocasião.

Paty

Incredible


sábado, 7 de abril de 2012

O som do coração

‎"A música está ao nosso redor, a gente só precisa ouvir."Que história linda, nunca desista, não importa o que aconteça, nada de mau pode acontecer, temos que ter um pouco de fé!Siga a sua música, ela é o guia que leva o seu coração ao encontro dos seus desejos!

O som do coração me surpreendeu, não imagina que uma história tão bonita me aguardava essa noite. Passei toda tarde mergulhada em estudos, leituras e mais leituras, precisa tirar um tempo pra relaxar e escolhi esse filme quando vi entre os nomes do elenco Robbin Williams. Me encantei com o pequeno Evan, com sua certeza de que a música o faria encontrar seus pais. E foi seguindo a música que de fato Evan foi levado realizar o seu maior desejo, o de ser encontrado.Eu amo a música, apesar de nunca ter aprendido tocar nenhum instrumento, hoje entre uma leitura e outra acabei buscando músicas orquestradas, e ouvindo uma e outra acabei encontrando músicas de um cantor que ouvi muito na minha adolescência, Eric Martin, encontrei ele numa nova fase, solo, com versões das músicas japonesas que eu sou apaixonada em inglês, curioso a música me levou hoje, de certa forma me levou e trouxe de volta com esse filme encantador.

A vida mostra o tempo todo o caminho, nós muitas vezes teimosos e descrentes não damos atenção aos sinais, algumas vezes é preciso arriscar, seguir a música literalmente. Pode ser que algo ruim aconteça, mas sempre vamos ter pra onde voltar, voltamos pra nós mesmos.



Boa Páscoa a todos!!!