sábado, 30 de junho de 2012

Rico ou Pobre


Curioso um pouco antes de ler esse maravilhoso texto, eu estava conversando com a minha mãe e dizendo a ela como me sinto feliz, grata por tudo de bom que o universo tem me presenteado, afinal, tenho boa saúde, tenho bons amigos, tenho o suficiente de dinheiro na carteira pra meu hoje, e sonhos suficientes que preenchem meu coração de esperanças para o amanhã. Hoje me sinto assim a pessoa mais rica do mundo!


Fabuloso texto escrito por Catón, jornalista mexicano.    

Tenho a intenção de processar a revista "Fortune", porque fui vítima de uma omissão inexplicável. Ela publicou uma lista dos homens mais ricos do mundo, e nesta lista eu não apareço. Aparecem: o sultão de Brunei, os herdeiros de Sam Walton e Mori Takichiro. Incluem personalidades como a rainha Elizabeth da Inglaterra, Niarkos Stavros, e os mexicanos Carlos Slim e Emilio Azcarraga. Mas eu não sou mencionado na revista.
 
E eu sou um homem rico, imensamente rico. Como não?  vou mostrar a vocês
Eu tenho vida , que eu recebi não sei porquê, e saúde, que conservo  não sei como. 
Eu tenho uma família, esposa adorável, que ao me entregar sua vida me deu o melhor para a minha; filhos maravilhosos, dos quais só recebi felicidades; e netos com os quais pratico uma nova e boa paternidade.
Eu tenho irmãos que são como meus amigos, e amigos que são como meus irmãos. 
Tenho pessoas que sinceramente me amam, apesar dos meus defeitos, e a quem amo apesar dos meus defeitos.

Tenho quatro leitores a cada dia para agradecer-lhes porque eles lêem o que eu mal escrevo
.

Eu tenho uma casa, e nela muitos livros (minha esposa iria dizer que tenho muitos livros e entre eles uma casa).

Eu tenho um pouco do mundo na forma de um jardim, que todo ano me dá maçãs e que iria reduzir ainda mais a presença de Adão e Eva no Paraíso.

Eu tenho um cachorro que não vai dormir até que eu chegue, e que me recebe como se eu fosse o dono dos céus e da terra.

Eu tenho olhos que vêem e ouvidos para ouvir, pés para andar e mãos que acariciam; cérebro que pensa coisas que já ocorreram a outros, mas que para mim não haviam ocorrido nunca.

Eu sou a herança comum dos homens: alegrias para apreciá-las e compaixão para irmanar-me aos irmãos que estão sofrendo.

E eu tenho fé em Deus que vale para mim amor infinito.

Pode haver riquezas maiores do que a minha?
Por que, então, a revista "Fortune" não me colocou na lista dos homens mais ricos do planeta? "

E você, como se considera? Rico ou pobre? 


Há pessoas pobres, mas tão pobres, que a única coisa que possuem é ... DINHEIRO.
 
 
Armando Fuentes Aguirre (Catón)

terça-feira, 26 de junho de 2012

O inesperado

E que cada dia a vida produza o inesperado, por que o inesperado é um presente que vem aberto, sem laço, é o momento em que o mais importante é apenas aceitar. Que cada dia produza momentos que não precisem ser embrulhados ou desembrulhados. Porque muitos se queixam que a vida é complicada, quando na verdade a vida é simples, é uma dádiva é um presente que nos foi dado, um presente aberto e que teimamos em enfeitar com mil adornos que são deixados de lado, descartados depois das surpresas encontradas. 
A maior surpresa está em viver a vida sem dela nada esperar, porque é surpreendido a cada instante, sem necessidade de desatar ou fazer laços, simplesmente apreciar.
Ter metas é saber onde se quer chegar, planejar faz parte de todo sucesso, saber esperar não é ficar parado, é agir sempre, é buscar estar preparado para receber o inesperado, fazer dele parte do trajeto para as grandes conquistas, esperar é além de tudo saber contemplar, a si e ao mundo, é não precisar de chaves, mas de visão e atitude.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Além da Vida - After Life 2009

Faz um bom tempo estou pra assistir esse filme, hoje me aventurei, gosto da atuação do Liam Neeson e do Justin Long. A ficção muitas vezes se assemelha a realidade, quantos de nós não anda por ai desperdiçando a vida, mortos vivos. O agente funerário, claro, era um psicopata muito persuasivo, mas a mente que se deixa levar por alguém como ele só poderia também estar doente. Acreditar que morreu, estando vivo é realmente estar morto. 
Quantos de nós está a desperdiçar a existência pelo simples fato de ter medo de viver. A angustia que nos leva ao sofrimento é o de não entender que não precisamos seguir os padrões que nos foram ensinados; Anna culpou a mãe pelo seu medo de amar, Deacon até lhe ofereceu uma nova chance, mas morrer parecia a melhor opção. 
Quantos dizem querer encontrar a felicidade, mas quantos são capazes de enfrentar a vida para encontrá-la? Ser feliz talvez seja abandonar todo pessimismo, caminhar rumo ao desconhecido, e não dar ouvidos às verdades que os outros nos impõe, a verdadeira felicidade está em saber o que se quer da vida e com otimismo buscar por isso, a verdade não se encontra fora, mas dentro de cada um. 

terça-feira, 19 de junho de 2012

Marco Aurélio, o grande Imperador de Roma e filósofo, dizia:


"- Se tivermos pensamentos felizes, seremos felizes.
 -Se pensarmos em crises que nos causam medo, seremos medrosos.
 -Se pensarmos em doenças, ficaremos doentes.
 -Se pensarmos no fracasso, fracassaremos.
 -Se nos entregarmos à autopiedade, todos nos evitarão e afastar-se-ão de nós.
 -Você não é o que pensa que é, mas o que você pensa, você é."


(Participando da Vida com os Florais de Bach, Carmen Monari, p.146)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Saudade


Saudade é melhor do que caminhar vazio.
Peninha
Gosto tanto da música sonhos, hoje me lembrei dela e fiquei pensando sobre a palavra saudade, saudade é uma coisa que às vezes aperta no peito, mas esse aperto devia ter outro nome, que não saudade, porque saudade não é pra ser aperto, saudade é pra ser aquele sorriso bobo que os lábios expressam quando uma lembrança vem à mente, saudade é coisa boa, que enche o coração e não que aperta. A saudade devia ter sabor de mel, cheirinho doce e aquele suspiro que alivia qualquer pulmão. Apesar da origem da palavra saudade carregar solidão, acredito que estar só não é literalmente estar sozinho, porque carregamos uma imensidão de lembranças onde quer que estivermos, onde quer que formos, o livro das lembranças carregaremos sempre no coração, ou como preferirem os "cientistas" na química de nosso encéfalo. 

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Os Descendentes


...Mas a gente não conversa sobre os nossos problemas a gente lida com eles falando sobre outras coisas e se divertindo...

Todos nós temos histórias, a maioria delas não se parece nem de longe com um conto de fadas, as vezes olhando de fora o jardim do vizinho pareça sempre mais verde, mais florido e perfumado. O dia a dia de cada um é particular complexo, como uma arte abstrata, cada um vê aquilo que quer, ou aquilo que consegue.
O mundo particular de cada um é um mundo cheio de desafios, com obstáculos a serem transpostos, com decisões a serem feitas, escolhas. Algumas vezes pensamos estar fazendo a coisa certa, por nós, pelos nossos entes queridos, pelos nossos amigos estimados, mas nem sempre acertamos, algumas vezes priorizamos coisas irrelevantes. Quanto mais planejamento, menos certezas, porque quanto mais planejamos nossas vidas mais preso a ela ficamos, e a vida não pode ser vivida como carcere, a vida é pra ser vivida com leveza e alegria.