domingo, 13 de junho de 2010

Síndrome de Asperger

Um sugestão de filme para quem estuda comportamento e para quem se interessa mais especificamente pela Síndrome de Asperger é o filme Adam. Eu assisti esses dias atrás e achei bem interessante e comovente.

A Síndrome de Asperger, também conhecida como autismo de alta funcionalidade (AAF), se relaciona com o transtorno de Asperger definido na seção 299.80 do DSM-IV por seis critérios principais, que definem a síndrome como uma condição com as seguintes características:
  • Prejuízo severo e persistente na interação social;
  • Desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades;
  • Prejuízo clinicamente significativo nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento;
  • Nenhum atraso significativo no desenvolvimento da linguagem;
  • Não há atrasos clinicamente significativos no desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de habilidades de auto-ajuda apropriadas à idade, comportamento adaptativo (em outra área que não na interação social) e curiosidade acerca do ambiente na infância.
  • A não-satisfação dos critérios para qualquer outro transtorno invasivo do desenvolvimento específico ou esquizofrenia.
A Síndrome de Asperger é um transtorno do espectro do autismo (ASD em inglês), uma das cinco condições neurológicas caracterizadas por diferenças na aptidão para a comunicação, bem como padrões repetitivos ou restritivos de pensamento e comportamento. Os quatro outros transtornos ou condições são autismo, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância e PDD não especificado (PDD-NOS - transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação).
O diagnóstico da SA é complexo em virtude de que mesmo através do uso de vários instrumentos de avaliação não existe um exame clínico que a detecte. Os critérios de diagnóstico do Diagnostic and Statistical Manual norte-americano são criticados por serem vagos e subjetivos.[9][10] Outros conjuntos de critérios de diagnóstico para a SA são o CID 10 da OMS, o de Szatmari,[11] o de Gillberg,[12] e Critério de Descoberta de Attwood & Gray.[13] A definição CID-10 tem critérios semelhantes aos da versão DSM-IV[13] A Sindróme de Asperger foi em tempos chamada Psicopatia Autista e Transtorno Esquizóide da Infância,[14] apesar de tais termos serem atualmente entendidos como arcaicos e imprecisos, e portanto não mais aceitos no uso médico.

Um comentário:

  1. 'filme ótimo,e recomendo,uma historia linda mas com um final emocionante,uma prova que todos nos podemos ser capaz de superarmos nossas maiores dificuldades, a valorizar mais pequenas coisas que trazem muito mais felicidade interior ,através dessa felicidade podemos transmitir a mesma para as pessoas que convivemos,permitimos que essas pequenos sentimentos que possa trazer imensa paz e felicidade passe por nossas vidas como se fosse ter outro ,mas jamais ira ter outro apenas paz diferentes ,que deixa imensa feridas não vistas ... ''

    ResponderExcluir