Vivemos em um mundo, infelizmente, adoecido, estive nesses últimos dias extremamente desconfortável por experienciar uma situação inusitada. Algumas vezes no passado vivenciei coisas desse tipo, mas dessa vez senti um constrangimento diferente. Nos comunicamos mal, usamos as palavras de maneira equivocada, e muitas vezes não nos damos conta disso. As palavras tem uma enorme força, um grande poder, elas podem acalmar, como podem evocar tempestades; sei que erro, e quem não erra não é mesmo, não gostamos que nos apontem os erros, mas é necessário que se apontem os erros que cometemos para que possamos melhorar, nos lapidar, mas algumas vezes, algumas pessoas, tendem a tornar nossos erros triviais em enormes dramas porque misturam trivialidades com seu drama pessoal e te sugam de uma maneira doentia para seu mundo doente.
Me senti assim, sugada para uma realidade paralela, onde grandes mentiras foram contadas, e as palavras foram usadas de maneira tão contundente que cheguei a pensar que tinham fundamento. Esse é o perigo, quando as palavras de outros se tornam tão fortes que te fazem desacreditar das suas próprias ações.
Sei que falo de uma maneira indireta que pode levantar inúmeras interpretações "do que ela está falando?" "do que se trata?" "O que aconteceu?". Não importa, é um desabafo, um desabafo em tempos onde tudo que se diz repercute, vira evidencia, se torna arma. Sim, hoje as palavras são flechas que não voltam, mas que ferem. Já foi o tempo onde se ouviam todas as partes, hoje se ouve a parte que fala mais alto, ou que produz maior medo. Não deveria ser assim. A voz do fraco, ou do inocente parece ter valor nenhum. Quem paga o preço? Penso que o fraco tem pago o preço.
Para a justiça divina, e eu ainda acredito nela, as coisas se organizam e se ajustam. É preciso que não se perca a fé, e em tempos como esse acreditar sempre na máxima bíblica que diz: "a verdade voz libertará!"
Com tudo isso aprendi que mais vale a minha paz do que ter razão, espero que a minha paz se reestabeleça, e confio que ela vai se restabelecer e que de todo desconforto que vivi se edifique um aprendizado valioso para o que no futuro encontrarei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário