terça-feira, 15 de junho de 2010

Examina os teus desejos e vigia os próprios pensamentos, porque onde situares o coração ai a vida te aguardará com as asas do bem ou com as algemas do mal. (Chico Xavier)

Comecei ler um dos livros psicografados do Chico Xavier e me coloquei a refletir sobre essa frase, somos aquilo que buscamos ser, somos o que desejamos, algumas vezes somos fracos e nos sentimos, por esse motivo, derrotados, para ser forte e alcançar vitórias temos que desejar isso, ou seja, é a nossa maneira de pensar que nos guia e nos faz o que somos, que nos fazem chegar onde estamos. Se fala muito, hoje em dia, sobre física quântica, força do pensamento, controle mental, neurolinguista, etc; tudo se resume à força do pensamento, nossa mente é muito poderosa, nós mesmo não imaginamos o seu poder, poder não só para nos destruir como também para nós livrar dos males. Pensar positivo nos leva à evocar energias positivas que vão atrair coisas boas às nossas vidas; somos como um imã, se pensamos que não vamos conseguir, que não podemos atingir as metas, que somos fracos e infelizes, estamos apenas aumentando as chances de sermos exatamente derrotados. Certo que algumas vezes mentalizamos coisas e não as alcançamos, mas será que colocamos nosso coração nessa mentalização? será que o que desejamos é realmente algo que nos fará bem?
Tem um tempo, uma amiga me deu uma oração, ela me disse que aquela oração era poderosa e que todos que a faziam alcançam o que pediam, o mais interessante no inicio da oração é que ela dizia para pedir algo justo; queremos tantas coisas, mas será que são mesmo importantes e que estamos preparados para alcançar esses pedidos?
Vigiai os próprios pensamentos, eis uma coisa que muitas vezes não fazemos, enquanto estudante de psicologia, numa disciplina que gosto muito, a psicanálise, um professor salientou que não prestamos atenção ao que falamos, e acredito que também não prestamos atenção ao que pensamos. Conheço pessoas que se dizem incapazes para isso ou aquilo, já afirmando que não conseguem fazer melhor isso ou aquilo. Podemos tudo, somos capazes, um tema que vem sendo muito estudado é o da Resiliência, um tema que também me chama muita atenção, pessoas resilientes são pessoas capazes de sobressair às diversidades, superar os obstáculos, ser resiliente ao meu ver é saber utilizar o melhor que temos dentro de nós mesmo, para vencer!
Algumas vezes nos deparamos com pessoas que parecem gostar de viver como fracassadas, já reforçaram isso em seus pensamentos, com aquelas frases típicas: "Eu não consigo", "Eu não posso", "Isso nunca vai mudar", "Eu até queria ser diferente"... Existem tantos livros de auto-ajuda, que exaustivamente falam sobre mudar a maneira de pensar e agir frente as situações difíceis, mas como já sugere a estante, auto-ajuda é um exercício de busca interior, muitos buscam esses livros e os utilizam como manual, a leitura é válida, mas já nascemos donos de todos os mecanismos, mas com o longo da vida, com as dificuldades, obstáculos encontrados tendemos a fazer o que é mais fácil, lastimar. Enfim, a vida é uma escola, somos eternos estudantes, devemos procurar nos especializar em utilizar dos bons pensamentos, de nossa força interior, de nossa positividade, refletir e olhar para dentro de nós mesmo, que é onde estão todas as respostas que procuramos, arrebentar as algemas do mal, fortalecer as asas do bem!

Um comentário:

  1. O pensamento é pura energia, que pode ser transformada em qualquer coisa. Se queremos fazer o mal, o que acontecerá, se desejamos o bem sempre, nossas experiências serão só de coisas prazerosas. Não esquecendo o que nos diz Emmanuel, se direcionados os nossos pensamentos em direção ao bem e as boas obras teremos sempre companhias que se alinham com os nossos pensamentos, mas se a direção é contrária a essa, teremos a certeza que as más companhias estaram conosco, e vão atrasar a nossa evolução e também a deles.

    ResponderExcluir