quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eleições - 2010

Estamos próximos do grande dia, finalmente, ninguém merece o horário político. Ontem eu acompanhei o debate entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo, eu ainda me sentia dividida e foi muito bom ver ao debate; foi bom ver a postura do Mercadante, por exemplo, eu já havia colocado ele como última opção, e depois do debate ele continua lá, não dá pra confiar o governo do Estado pra alguém tão arrogante como ele, todo momento que podia atacava Geraldo Alckmin que foi o mais elegante que pode sobre isso, outro que em alguns momentos também atacou Alckmin foi Celso Russomano, eu acredito que pro Russomano governar São Paulo falte ainda alguns cabelos brancos, ou seja, um pouco mais de vida política, nesse momento talvez ainda não seja hora, mas penso que um dia ele vai poder ocupar esse cargo e ser um grande governador para o Estado. Me pareceu que a única coisa que Mercadante decorou para sua campanha foi o problema da educação com a aprovação automática, todo tempo ele falava sobre isso, tem tantas coisas mais relevantes, uma reforma na qualidade de ensino no estado é urgente, o melhor que falou sobre esse assunto foi Skaf, talvez por já estar envolvido com esse tema a tantos anos, Skaf fez uma colocação muito inteligente quando Alckimin disse que a Educação no Estado de São Paulo é boa, nas avaliaçãoes federais as escolas do Estado de SP tem as melhores notas, que um aluno na segunda série já encontra-se alfabetizado; Skaf disse que ficou preocupado com o que o canditado Alckmin disse, ele colocou que ficaria mais tranquilo se Alckmin dissesse que o ensino vai mal, eu concordo plenamente, conheço muitos educadores, inclusive recentemente ouvi uma queixa de uma professora de segunda série, dizendo que seus alunos não estão alfabetizados ainda e ela encontra uma dificuldade enorme para trabalhar, porque os diretores das escolas também pouco estão preocupados com a qualidade do ensino, querem que o material didático seja usado nos prazos estipulados.
Sobre outros temas tudo parece utopia, mas pra mim Skaf foi o mais coerente em todos os temas, tudo é questão de planejamento e ação. Não adianta apenas aumentar os salários, motivação não estã apenas no valor do salário, muitos professores, policiais, servidores públicos em geral, podem ganhar bons salários, mas estarem pouco motivados para o exercício da profissão, quantas vezes nas repartições públicas não encontramos o encarregado que procuramos, quantas vezes ao encontramos quem procuramos somos tratados com indiferença, ou somos encaminhados a outros e outros setores. Na saúde isso acontece muito, filas e mais filas... na educação um professor bem remunerado pode investir em si mesmo, mas será que o fará? Qualidade de vida, saúde preventiva, educação, segurança, são fatores impressindiveis.
Antes do Debate eu votaria no Alckmin, ele já fez muitas coisas boas por São Paulo, com certeza vai continuar fazendo, é o papel e o dever dele como governador, mas acredito que está na hora de dar um oportunidade a quem está com muita vontade de aproveitar essa oportunidade, o Skaf. Alckmin se preocupa muito com imagem, aquilo que Skaf fala sobre propagandas está certissimo, se gasta muito em propagandas, e pra que? se desperdiça dinheiro público, que poderia ser investido em outras obras, outros projetos; outro ponto que me fez perder a confiança no Alckmin foi perceber que pra ele tá tudo bom, que estado gera muitos empregos, que o estado está indo bem, isso não é a realidade que vivemos.
Para aqueles que ainda acreditam no Mercadante, não sei se vocês repararam mas ele pouco falou sobre o interior do Estado, o candidato mais preocupado com o interior foi Celso Russomano.
No dia 03 de outubro, vote consciente, vote por quem quer fazer o melhor, com coerencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário