terça-feira, 29 de novembro de 2011

Reiki


O que é o método Reiki?

É um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantêm ou recupera a saúde. É um método de redução de estresse. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas.
Reiki é uma palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural (Usui Reiki Ryoho). REI significa universal e refere-se ao aspecto espiritual, à Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo quanto existe; KI é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia KI sai de um corpo, ele deixa de ter vida. A energia REIKI é um processo de encontro dessas duas energias, a Energia Universal e a nossa energia física.

Vantagens e benefícios do Reiki

A energia Reiki está à disposição do usuário vinte e quatro horas por dia, independente da situação, do local ou de quem o pratica. Nenhum objeto ou equipamento é exigido para a aplicação da energia Reiki, só o toque das mãos do reikiano no seu próprio corpo ou no de outra pessoa. É um método de uso imediato, o treinamento não é demorado. A beleza do método Reiki está na sua simplicidade, que o torna acessível a qualquer pessoa, a qualquer estilo de vida.
A energia Reiki atua na totalidade do ser, nos corpos físico, emocional, mental e espiritual. Fazendo uso da energia Reiki, mantemos e recuperamos a saúde física, emocional, mental e espiritual. É um método natural de equilíbrio, restauração e aperfeiçoamento de todos os corpos, gerando um estado de harmonia. Ao receber uma aplicação de energia Reiki, o corpo do receptor relaxa e o batimento cardíaco atinge o seu nível de repouso, assim como diminui a frequência respiratória. Os tratamentos do método Reiki liberam tensões, intensificando as habilidades do corpo. A energia Reiki melhora o sistema imunológico, desintoxica, equilibra e amplia nossa energia.
Age em tudo que precisa ser modificado no organismo físico e etérico. A energia Reiki ajuda a liberar emoções bloqueadas. É ótimo recurso para equilibrar os sete principais chacras (centros energéticos), localizados na base da coluna ao topo da cabeça.

Sem polaridade e seguro

Uma pessoa que apresenta um desiquilíbrio energético com predominância de energia Yang pode acabar desenvolvendo:

·         Impaciência,
·         Intolerância,
·         Irritabilidade,
·         Agressividade,
·         Hiperatividade.
Outra, com predominância de energia Yin, pode desenvolver comportamentos como:

·         Apatia,
·         Tristeza,
·         Melancolia,
·         Desânimo,
·         Depressão. 
Reiki é um método não polarizado e, portanto, sempre seguro e inofensivo, sem efeitos colaterais ou contra indicações. Trata-se de um método sem consequências negativas, jamais causa danos. Por não ser polarizada, é compatível com qualquer outra forma de terapia, tratamento de saúde ou desenvolvimento espiritual. A quantidade de energia que flui é determinada por quem recebe (o receptor) e não por quem aplica a energia Reiki.
O método Reiki amplia nosso campo áurico, aumentando nossa energia física, emocional e mental. Essa expansão energética ampliará igualmente sua criatividade e intuição. O aumento da percepção, com a ajuda da energia Reiki, é um passo importante para seu desenvolvimento. Você terá oportunidade de discernir mais claramente os obstáculos que você mesmo criou na vida, poderá tornar-se mais consciente, criando a condição interior para ouvir verdades geralmente negadas, facilitando seu autoconhecimento.

Auto tratamento

Um dos maiores benefícios do método Reiki é a possibilidade de auto tratamento. Possibilita a liberação de toxinas e bloqueios de energia, provenientes de emoções retidas. Uma pessoa pode auto aplicar energia Reiki em qualquer lugar, seja numa sala de espera, no avião, no ônibus, no metrô, no táxi, na cama, ao acordar ou antes de dormir.
A técnica Reiki não exige diagnóstico da patologia para que um tratamento seja bem sucedido e pode ser usada inclusive por crianças (preferencialmente a partir dos sete anos de idade) para tratar até mesmo disfunções crônicas. O Reiki é uma energia inteligente. Penetra no corpo do receptor e através dos meridianos energéticos e chacras, dirige-se até a causa ou origem dos desequilíbrios ou enfermidades. Diagnóstico é prerrogativa médica, por isso o terapeuta reikiano não realiza diagnóstico.
Quanto mais o reikiano usa a energia, mais aumenta sua capacidade de canalização, pois, seus canais de condução de energia se abrem como consequência da prática. A energia Reiki, por ser universal, serve igualmente para o tratamento de quaisquer organismos vivos; animais e plantas. O método Reiki tanto pode ser usado isoladamente, quanto como complemento terapêutico de qualquer técnica (convencional ou holística). Assim as possibilidades para combiná-lo com outras técnicas são infinitas.

Como funciona a energia Reiki

Energia é a realidade básica que se condensa, se equilibra e forma a matéria. Energia é energia, não há energia ruim. Há somente energia bem ou mal dirigida. Em uma pessoa sadia, a energia vital passa livremente pelo nosso corpo físico, fluindo por “caminhos”: chacras, meridianos energéticos e nadis. Também circunda o campo energético a nossa volta, ao qual chamamos de aura. Essa força energética nutre nossos órgãos e células e regula as funções vitais.
Em virtude dos excessos físicos, emocionais e mentais, liberamos energias e essas liberações geram “nós” energéticos ou bloqueios energéticos que interrompem ou impedem o fluxo normal da energia vital, gerando uma disfunção nos órgãos e tecidos do corpo, causando a disfunção em razão do deficiente ou mau funcionamento dos órgãos e das glândulas.
A energia Reiki faz efeito ao passar pela parte afetada de nosso campo energético, elevando nosso nível vibratório dentro e fora do nosso corpo físico, onde pensamentos e emoções estão alojados na forma de nódulos energéticos que funcionam como barreiras do nosso fluxo normal de energia vital. Muitos são os que convivem com essas barreiras ao longo de toda uma vida, minimizando a qualidade de vida.

Referências:
De’Carli, Johnny. Reiki: Apostilas Oficiais. São Paulo: Madras, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário