domingo, 8 de março de 2015

Armações do Amor

Todo tipo de relação que estabelecemos com as outras pessoas para se tornarem duráveis, mais ou menos duráveis, depende de algumas etapas. No filme Armações do Amor, Paula utiliza dessas etapas para realizar seu "trabalho". 
Segundo Paula, os jovens desenvolvem a autoconfiança durante uma relação romântica: um encontro especial, encontros casuais, dar auxílio em momento de crise, conhecer os amigos um do outro, ensinar algo seriam fatores que permitiriam o envolvimento, ou seja, uma especie de etapas para o enamoramento. Depois de realizadas essas etapas seria possível tirar o "marmanjão" da casa dos pais para viver uma vida autônoma. Desejo dos pais de Tripp, que veem seu filho com 35 anos ainda morando na casa deles. Assim Paula é contratada com o objetivo de motivar Tripp a ter seu próprio espaço, deixando a casa de seus pais. 
O problema é que Tripp também tem um próprio método, onde suas etapas tem por objetivo o não enamoramento, ou seja, quando ele percebe que a relação está muito intensa ele sabota a relação, e morar com os pais permite que ele "assuste" suas pretendentes. Como Paula tem um objetivo acaba vencendo a sabotagem de Tripp e continuando em sua vida, mas acaba se envolvendo além do esperado, sua estratégia bem definida acaba por realizar o que ela almejava, mas não foi só Tripp que se envolveu, ela mesma também descobriu em cada uma das etapas uma espécie de "diversão" uma espécie de proximidade, ou intimidade, onde se sentiu feliz e de certa maneira completa. 
Algumas teorias psicológicas tentam compreender o amor, e  talvez ele seja realmente esse sentimento que brota depois de um processo que exige doação, cumplicidade, esforço. O amor é reforçado por cada ato solidário, por cada momento agradável, pelas risadas, pelas refeições juntos, por pequenos e eventuais acidentes no caminho, é reforçado também pela tentativa em resolver os problemas cotidianos e seguir em frente. 
O amor é aprender e ensinar todos os dias, é compartilhar dos objetivos, dos sonhos, das vitórias e derrotas. 
A música que marca esse filme é simplesmente uma das mais deliciosas melodias, eu conheci essa música interpretado por Queen, é ela diz exatamente o que é o amor: Crazy little Called Love "Coisinha maluca chamada amor". Ninguém está pronto para ele, até ele acontecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário