quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Insônia

Refletindo sobre o fenômeno chamado insônia, cheguei a algumas teorias. Acredito que o sono é um estado maravilhoso, sublime, um estado de reorganização, regulação, em todos os níveis de nossa existência, corporal, mental, emocional, ou seja, o sono é importantíssimo para nossa vida. O sono é um estado necessário mas muito misterioso.
Ultimamente tenho dificuldades para dormir. Anos atrás eu sofri desse "pesadelo" coisa de ficar dias sem horas de sono reparador, e agora o pesadelo voltou. Só que agora eu tenho uma bagagem muito grande que pode me auxiliar a não perder noites de sono, confesso que ainda não é fácil usar as ferramentas, porque a insônia, no meu caso, e em vários casos tem uma função, e entender porque ela se mantem nem sempre é algo que queremos procurar, por vezes é mais fácil sofrer não dormindo, ou usar um remedinho para manter aquilo que nos faz sofrer, porque esse "aquilo" é algo muito importante para ser trazido a luz, queremos manter ele escondido no sintoma.
A minha insônia veio com uma inquietação, muito parecido com a que eu tinha anos atrás, aquele medo de crescer e se jogar na vida. Agora muitas coisas na minha vida estão indo bem, mas vez ou outra me pego pensando no medo do incerto "amanhã" e para que esse amanhã exista é preciso dormir. É preciso vencer a noite para que o sol ilumine a nova manhã.
Quando dentro de mim a máxima verdade de que só por hoje devo fazer o meu melhor ressoa, esse medo de entrega ao sono e a esperança de um novo dia que vem pode diminuir. Então é possível considerar a origem desse medo, no meu caso, existe uma frustração na relação que mantenho com o mundo. Muitas vezes tenho uma impressão de que as pessoas não me compreendem, não conseguem captar a minha essência de verdade. O que me tira o sono é a possibilidade de que nunca alguém me conheça de verdade, eu vou acordar cada nova manhã e todos os dias vão ser iguais, meu medo é que nada mude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário