quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Causas do Comportamento

Hoje estou terminando um fichamento do capitulo1 de um livro de Skinner que trata as causas do comportamento, me interessei e fui pesquisar mais, para ir além do texto que estava fichando. Sou fã da psicanálise mas últimamente o tema do Behaviorismo tem me chamado a atenção, acho que posso continuar sendo fã da psicanálise e mergulhar em outras teorias, assim quem sabe me tornarei mais crítica. Pra mim é certo que os comportamentos são gerados pelas contingências, aprendemos a agir e inclusive a sentir. Aron Beck diz que a emoção é sempre gerada pela cognição, ou seja o pensamento comanda a ação. É difícil dizer quem vem primeiro, tudo acontece em fração de segundos, sem pensar pegamos a fruta que está em nossa frente sem nos perguntarmos se estavamos com fome ao mordê-la... quantas vezes depois de comprar o ingresso para o cinema entrei na fila da pipoca sem ter fome. Tenho um medo impressionante de aves, chamam de ornitofobia, me pego pensando de onde veio esse medo, que contingência o causou... tenho certeza que poderia deixar de ter medo se conseguisse associar a causa desse sentimento, o medo acabou me causando aversão à carne de aves. Cada teoria vai dar um significado para esse meu medo e cada uma vai mostrar alguma maneira de elimina-lo, ultimamente tenho achado a terapia comportamental bem eficaz... bom vou seguir estudando... beijo a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário