segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Solidão é contagiosa como gripe, diz pesquisa


Um garoto solitário

Soa uma contradição em termos, mas a solidão é contagiosa. Essa é a conclusão de um estudo detalhado sobre o comportamento das pessoas realizados por equipes de três universidades americanas.

É um paradoxo médico. Pessoas que se sentem solitários podem transmitir a emoção para os outros - bem como um vírus. Após debruçado sobre dados coletados em cerca de 5.000 pessoas, os pesquisadores concluíram que a solidão é mais do que apenas um sentimento pessoal, é uma doença infecciosa mental. Este foi um estudo estatístico, em vez de médico, por isso não explica como acontece o contágio. Mas o que achei foi que os amigos de uma pessoa que descrevem como solitário tem 52% mais chances de se tornar solitário também, e que seus amigos estavam em risco, mesmo se não conhecer a pessoa solitária.

Os autores do estudo sugerem que essa pode ser a maneira como as pessoas comportam-se solitárias. A tendência de ser cauteloso e desconfiado dos outros pode fazer sua solidão uma profecia auto-realizável, pois isso pode conduzir amigos de longe. Isto pode parecer muito óbvio, mas o estudo também sugere que este comportamento pode contagiar outras pessoas, pintando um retrato desolador de pessoas solitárias conduzir os outros em isolamento cada vez maior. Seus conselhos para os solitários - cercar-se com uma rede de amigos, enquanto eles não estão sós também.

Jack Izzard, BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário