terça-feira, 17 de agosto de 2010

Eleições




Hoje começa o horário político na TV, obrigatório, porque senão fosse obrigatório garanto que a maioria das emissoras não transmitiria.
Nessa época de eleições muitas pesquisas são feitas para saber o que o eleitor deseja dos seus futuros governantes, sempre três itens se destacam: saúde, educação e segurança; esses três itens na verdade não conseguem ser pensados em separado, um depende do outro, primeiro deveria se pensar em educação de qualidade, porque dela depende todo resto, a educação é alicerce para a vida, pessoas bem instruídas, com acesso ao ensino de qualidade são capazes de aprender e valorizar a ética e a moral, a valorizar a si mesmo e ao outro. Cada ano o ensino em nosso país cai drasticamente no sentido de qualidade, vemos nos noticiários com alguma freqüência relatos de cursos supletivos onde os alunos pagam pelo diploma sem assistir sequer uma aula, quem está enganando e quem está sendo enganado? Vivemos na sociedade do fácil, rápido e sem qualidade. Quem toma conta disso? Aqueles que nós colocamos no chamado “poder”, mas na maioria eles estão apenas preocupados em enriquecer os próprios bolsos.
Outro dia assisti uma entrevista com o candidato José Serra, e ele dizia que existe uma necessidade de melhorar o ensino fundamental, duas professoras nas salas de primeiro e segundo ano, ele disse algo sobre a dificuldade de alfabetização nas salas de primeiro e segundo ano, sim, isso não é novidade nenhuma, não é de hoje que as crianças dessas salas passam de ano sem saber ler ou escrever, porque ainda não foi feito nada a respeito? Tantas reformas no ensino foram feitas e cada vez mais problemas aparecem. Num outro dia o candidato Plínio falava de investimento em universidades estaduais e federais no lugar de programas como o Prouni, porque investir nas universidades particulares? Deve-se investir nas universidades estaduais e federais e porque se criam programas como o Prouni, para beneficio dos estudantes ou das entidades particulares? Está sendo estudado um projeto para vagas especiais nos vestibulares das universidades estaduais e federais, para dar espaço especial aos alunos que vem das escolas estaduais, porque esses alunos têm ensino de qualidade inferior aos alunos das escolas particulares e dificilmente conseguem passar nos vestibulares concorrendo com alunos das escolas particulares, onde está o ensino de qualidade para todos?
A candidata Dilma já usou o termo “mãe” para mencionar sua posição como presidenta, o país não precisa de mãe, nenhum país precisa, o país precisa de governantes sérios e engajados e acima de tudo preocupados com os habitantes.
Por que tanta violência? Porque falta qualidade no ensino, porque as crianças hoje não aprendem os valores necessários, porque os próprios educadores não estão educados suficiente para educar, e ninguém fiscaliza isso. O importante é que os alunos estejam matriculados e passem de ano, se aprendem ou não isso não é importante, importante é a freqüência para garantir o Bolsa Família. Projetos como o Criança Esperança demonstram a importância do ensino, da educação, esse projeto não é do governo, porque o governo não implanta projetos saudáveis como esse, incentivando a criança, o adolescente a aprender, a produzir, a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário