segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Essências Florais

A essência floral é uma abordagem na área da medicina e foi elaborada pelo Dr. Edward Bach, na década de 30, para ajudar o ser humano a ter uma melhor qualidade de vida.
Assim como a homeopatia, os florais não podem ser analisados em laboratórios; pois são essências energéticas e dessa forma somente poderá ser avaliado o seu efeito na vida humana de forma empírica (baseado na experiência).
Os florais servem para derrubar bloqueios energéticos, e no psíquico ou emocional que nos trava diante de situações para serem resolvidas, em outros, além de atenuar ou ajudar no tratamento de algum mal físico, ele aperfeiçoa nossas qualidades e transcendência perante o problema. Por exemplo, num tratamento antidepressivo enquanto as drogas amenizam ou mascaram os comportamentos não desejáveis, o uso dos florais como terapia auxiliar, ajudam na catalização da consciência emocional para a autocura definitiva, além de ajudar numa psicoterapia. 
A eficácia dos florais está na transformação do paradigma comportamental ou do estilo de vida, na promoção do bem estar e do equilibrio espiritual, também por fazer desabrochar todas as qualidades positivas da personalidade efetuando a busca do autoconhecimento.
Fundamentalmente podemos dizer que os florais criam uma "nova consciência" para o ser humano, curando sua alma.
Num plano geral podemos resumir que as essências florais nos ajudam em nossa jornada de responsabilidade perante a vida, nos faz perceber que em grande parte a felicidade encontra-se em nossas mãos; auxilia-nos a desfazermos dos fardos do passado, das ideias absoletas, dos pré-conceitos e dúvidas, hesitações, descrenças, ansiedade, trazendo o equilibrio necessário à verdadeira expressão, criatividade, paz interior, amor próprio e auto-estima que todos nós merecemos.
No âmbito da terapia floral inexiste qualquer efeito nociso, desarmônico, negativo ou algo semmelhante que afete quaisquer funções orgânicas, psíquicas ou emocionais de forma perigosa ou danosa. Em tempo algum durante ou após o tratamento haverá sintomas que possam vir a prejudicar a pessoa de forma a deixá-la num quadro irreversível.
As essências florais não são drogas com substâncias químicas que alteram o metabolismo do organismo, por isso também não existirá problema com dosagem excessivas.

(Resumo elaborado por Paty - Curso Introdutório de Terapia Flora, Nei Naiff)

Nenhum comentário:

Postar um comentário