quarta-feira, 27 de abril de 2011

GRATIDÃO


Sathya Sai Baba

Os estudantes precisam cultivar a gratidão, a compaixão e a tolerância. A compaixão para com os que estão na miséria é uma qualidade humana fundamental. Também devem desenvolver o sentido de gratidão. Sentimos-nos agradecidos a alguém que nos alimenta quando estamos consumidos pela fome, ao médico que nos cura da doença, ao amigo que nos tira de um poço, ao funcionário que nos dá emprego quando necessitamos dele desesperadamente. Porém quem se sente agradecido a Deus, que nos equipou com este corpo maravilhoso e nos dotou de qualidades e habilidades para sobreviver com o passar do tempo?
Alexandre Magno agradeceu sua mãe pelo seu corpo. Mas também disse que tinha que agradecer mais ainda a Deus, por tê-la feito carregar o corpo dele no próprio seio e lhe dar à luz.
A juventude é a etapa da vida onde o mínimo movimento em direção ao equivoco significará desastre. Os pensamentos dão forma à carreira. Vocês planejam ganhar muito dinheiro, porque crêem que os ricos são muito felizes. Eles têm o que comer em abundância, mas não têm apetite. Os ricos disputam o poder sobre os outros, mas continuam prisioneiros da doença. Podem ter muitos empregados, mas não podem viver em paz. Portanto, pensem em serem ricos de virtude, devoção e dedicação às boas causas. Sejam ricos de caráter soberano.
O que é exatamente o caráter? Firme adesão à verdade, à renúncia, ao amor genuíno, ao serviço altruísta: estes são os componentes essenciais do caráter. Sigam os ditames de sua consciência: jamais se enganarão.

-- 
"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados." Mahatma Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário