terça-feira, 19 de abril de 2011

Poder além da vida (2006)

É curioso como nada acontece por acaso, tem várias semanas fui até a locadora da cidade procurar por algum filme, não sabia o que queria na verdade, passeando pela estante do gênero Drama encontrei esse título que me chamou a atenção: Poder Além da Vida, como sou fã de filmes baseandos em histórias reais fiquei curiosa, quando cheguei ao balção tive a triste notícia de que aquele filme, o DVD estava perdido, deviam ter guardardo no lugar errado e por isso não encontravam, fui embora então sem levar nenhum outro, naquele final de semana fui ao cinema e vi um outro filme que agora não me lembro qual foi; no final de semana seguinte fui à locadora novamente e logo que cheguei a moça do balcão me disse que encontrou o filme Poder Além da Vida, caso eu ainda quisesse vê-lo, eu até fiquei contente com a notícia, mas preferi locar o filme Meu querido John. Esses últimos dias esse filme não me saia da cabeça, preciso assistir Poder além da vida, pensava eu, loquei então numa sexta feira, mesmo sabendo que não teria tempo para vê-lo, acabei me esforçando para assistir no sábado de manhã, coisa que não costumo fazer. Depois cena à cena fui me envolvendo, me interessando mais e mais pelo que viria a seguir, confesso que estava hiper irritada com o comportamento de Dan Millman (Scott Mechlowicz), um jovem inconsequente, como tantos jovens vaidosos que nos deparamos no nosso dia a dia, uma pessoa cheia de talento, mas com tão poucas virtudes. Numa noite Dan tem um sonho muito curioso que o deixa assustado, ele que é ginasta, se vê em uma apresentação, ao finalizar chegando ao chão vê sua perna se despedaçar, com o rosto no chão vê os pedaços sendo recolhidos por um homem que calça sapatos de mesmo modelo, mas de cores diferentes. Assustado e sem sono, Dan vai até um posto de gasolina, conveniência, onde curiosamente é atendido por um homem calçando sapatos como os que viu em seu sonho, esse encontro então vai mudar significativamente a vida de Dan.
Eu acredito que Socrates era nada mais do que o próprio Dan, ajudando-o a encontrar-se na vida e superar o que estava por vir. 
Um mundo vazio, é o que a maioria das pessoas tem dentro de si, um vazio que muitos ignoram na busca desenfreada por realização material, realização essa que pode passar por cima de quem quer que seja, Dan vivia esse vazio existencial, apesar de pensar ter tudo não tinha nada além de um ego inflado que o levava a própria destruição. Muitos de nós assim como Dan somos levados por esse Ego, que nos deixa de certa maneira cegos frente a vida que realmente importa ver. 

Gostei muito desse filme, por que ele nos leva a perceber que temos dentro de nós mesmos as respostas para todas as nossas perguntas, basta nos colocarmos a desejar ouvir nossa voz interior, Dan fez isso motivado por Socrates, ele se colocou a ouvir os conselhos daquele senhor, em muitos momentos exitou, duvidou, mas a própria vida foi lhe mostrando que ele não poderia fugir do inevitável, o que fazia aumentar o desejo de ouvir os conselhos de Socrates. Como se naquele sonho ele inicia-se uma buscar por si mesmo. 
Todo momento estão acontecendo coisas incríveis ao nosso redor, coisas maravilhosas, devemos estar atentos, e deixarmos a pressa de lado. O momento mais importante é o AGORA.
Fico feliz por ter visto esse filme, e foi muito interessante tê-lo visto agora e não antes, porque justo essa semana que passou estava pensando em como eu poderia encontrar-me com meu eu interior, como eu saberia que estou no caminho certo. Para encontrar com o eu interior se faz necessário retirar  todo o lixo, fazer uma grande limpeza, para saber sobre o caminho, é importante tirar um tempo para meditação, olhar ao redor, apreciar aquelas que chamamos de pequenas coisas, e o mais importate de tudo, viver o AGORA.
Não importa o destino..... a felicidade está no trajeto!

Vou usar aqui o que encontrei numa análise sobre esse filme:


Neste sentido a mensagem final nos faz pensar em alguns fatores chaves:

a) O que realmente queremos da vida e o poder que temos agora?
Não basta acumularmos conhecimento é necessário sabedoria, pois sabedoria é colocar em prática o conhecimento.

b) O que podemos fazer para mergulharmos em nosso interior, nos auto-conhecer, para melhorar nossa vida?
È necessário estarmos atentos para saber escutar e refletir sobre nossos atos.

c) A felicidade não se é obtida no final de uma conquista, mas sim durante seu desenrolar ou caminho.
É incrível como as experiências pelas quais somos submetidos ao longo da vida modificam nosso comportamento, sendo preciso uma derrota para se dar valor ao todo.

d) Todos temos em nosso interior, um gigante em potencial adormecido, o nosso espírito humano de superação, basta acreditarmos e liberta-lo, sendo 100% decidido no que fazemos e acreditando sempre que podemos ir além. 

 (fonte:http://www.via6.com/topico/184411/analise-do-filme-o-poder-alem-da-vida)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário