sexta-feira, 13 de abril de 2012


Recebi por e-mail, repassando a linda mensagem:

CURANDO AS FERIDAS
Em nossa vida passamos por muitas reviravoltas, enfrentamos nossos medos, fraquezas, apuros, abismos e situações que parecem desconcertar a alma e nos tirar do centro. É claro que preferimos a alegria ao invés das tristezas e dores no caminho. Acredito com as forças da minha alma, com a pulsão da minha consciência que todas as experiências têm valor. Sim! É claro que como um ser humano, prefiro a alegria a passar pela dor.
Como dizia um amigo espiritual que preza a boa estrada vermelha, o caminho xamânico do coração: “Para subir a montanha precisamos fazer vários círculos”. É fácil observar que sentimos maior confiança, seja em uma simples conversa ou em um trabalho de longa data com aquelas pessoas que já “fizeram vários círculos”.
Nossa experiência nos diz também que os melhores curadores não são aqueles recheados de conceitos, apostilas ou livros mas são aqueles que já curaram suas feridas, que já passaram por situações semelhantes e carregam dentro de si a medicina, os verdadeiros apontamentos da alma – muitas vezes conquistados após diversos desapontamentos e enganos.
Passamos por diversos ciclos, movimentos de subida e descida, altos e baixos e muitas, muitas emoções. Em várias situações nos ferimos; culpamos-nos ou culpamos outros; fugimos das responsabilidades ou somos sérios demais; carecemos de repouso ou de algum movimento que faça mudar a direção. Cada ser humano possui um toque especial e único que auxilia no processo de cura, de acordo com os seus círculos. Ter olhos xamânicos para enxergarmos o ser humano e sua medicina é uma boa sugestão de exercício. Daí também a importância de cultivar a amizade de pessoas-medicina. Seja ao redor do tambor como os antigos, seja num bate-papo, sejam em um círculo de preces e até mesmo – por que não? – nas relações via internet.
Não sei se já disse, mas vale reafirmar: “Nossa vida é feita de relações. Estamos mergulhados nesta existência num mar de emoções”. Faz toda diferença a postura, a forma de lidar com a gente mesmo, com o outro e com as realidades do mundo. Subimos um passo a mais em nossa montanha interna quando curamos nossas feridas.
Vou ser sincero são  incontáveis os seres humanos que me ajudaram a curar minhas feridas. E neste momento de poder quero agradecer e que estes amigos-medicina, pequenas e grandes montanhas, possam inspirar cordilheiras de cura e realizações. Sou mais eu com a presença de vocês em minha vida. Gratidão!
Lembre-se: Existe um ser humano por detrás de tudo isto e por detrás de tudo isto existe um espírito. Nada é por mero acaso, uma Presença envolve a tudo, essa Presença muitas vezes é chamada de Grande Mistério, Grande Espírito.
Mitakuye Oyasin!
“Por todas as nossas relações!”
Samuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário