domingo, 22 de abril de 2012

Um bicho de estimação, uma flor e um hobby

Hoje me lembrei de uma conversa que tive, anos atrás, com uma amiga muito querida, ela acabara de ver um filme que chamou muito atenção pela maneira como a protagonista havia vencido uma crise emocional, adquirindo um bicho de estimação, uma flor e um hobby.
Comecei a pensar na importância dessas coisas, tão simples na vida cotidiana. Vivemos tão apressados, tão imersos em nossos problemas e dificuldades, nos compromissos de trabalho, estudo, vejo as pessoas tão preocupadas em encontrar um motivo especial para sua existência, ao mesmo tempo que esquecem de existir. As pessoas parecem estar fugindo de si mesmas, procurando a todo tempo motivos para estar sem tempo. Nessa correria toda, a maioria de nós tem perdido várias habilidades sociais, já que não temos tempo de ouvir nem a nós mesmos, nem aos outros; não temos como enxergar o outro porque sempre estamos apressados olhando para tudo aquilo que nunca faremos, o que com o tempo vai nos entristecendo, deprimindo, fatigando.
Então, hoje, lembrei dessa conversa, desses três itens, e percebi que eles são fundamentais para quem busca mudar, para quem quer viver efetivamente, acabar com a dificuldade de se dar mais e também de receber mais. 
Um bicho de estimação exige dedicação, exige uma disciplina, cuidar do outro exige essas coisas, exige também muita tolerância, se você começa a cuidar de um bichinho logo vai perceber, em alguns dias vai querer se desfazer dele, ele suja e bagunça toda a casa, faz barulho em hora impropria, às vezes cheira mau e você não pode esquecer de alimentá-lo e levar pra passear, além de limpar toda a sujeira e bagunça que ele faz, além de cuidar da higiene dele, daí talvez se você aguentar essas descobertas e seguir com os cuidados devidos vai notar que pode adestra-lo, que depois de um tempo ele parece aprender como conviver com você e você como conviver com ele, de maneira agradável, o bichinho começa a fazer toda a diferença, porque agora você tem companhia quando quer ver TV, quando quer caminhar, você tem uma responsabilidade em cuidar dele, e em troca ele assume a responsabilidade de cuidar de você, da sua casa, e começa a demonstrar isso o tempo todo, principalmente quando, num gesto inesperado, pede uma afago seu. 
As flores, assim como o bicho de estimação, exigem também muita disciplina e dedicação, quando você possui plantas e flores em casa você pode notar um ar muito mais harmonioso e agradável, elas ornamentam, elas trazem vida, pelas perfumam e alegram os ambientes, em troca só precisam de luz e água, aqueles minutos que você dedica à uma planta está também dedicando a si mesmo. 
Um hobby é fazer alguma coisa que lhe desperte prazer, pode ser qualquer coisa, ouvir música, correr na praça, cozinhar, colecionar figurinhas, um hobby faz de você uma pessoa feliz, porque naquele dia em que nada estiver dando certo você terá alguma coisa que vai dar certo, alguma coisa que vai distrair sua mente e abrir seus horizontes. Se você tiver um hobby você vai ter sempre um lugar para fugir, ou melhor para se encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário