terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Felicidade Autêntica


Estou lendo e adorando:


Felicidade Autêntica
Martin E. P. Seligman
Psicologia   336 páginas
Tradução: Neuza Capelo
ISBN: 8573025751



"Uma realização notável. Este livro mudará a maneira como as pessoas vêem a psicologia e como todos nós nos vemos." – Howard Gardner, autor de O verdadeiro, o belo e o bom e Inteligência, um conceito reformulado

Pesquisas recentes demonstram que a felicidade pode aumentar e se estender. E um novo e revolucionário movimento, a Psicologia Positiva, ensina como conseguir isso. Finalmente, chegou a hora e a vez de uma ciência que procura entender a emoção positiva, desenvolver força e virtude e oferecer orientação para o que Aristóteles chamou de "vida boa".
Neste livro, o conceituado psicólogo Martin E. P. Seligman apresenta um dos mais notáveis e reveladores estudos científicos feitos até hoje, baseado na idéia revolucionária da Psicologia Positiva. Numa narrativa simples e direta, Seligman apresenta passo a passo suas descobertas sobre felicidade e longevidade e de que maneira podemos dar nossa parcela de contribuição para um mundo melhor e alcançar níveis sustentáveis de alegria, gratificação e significado autênticos em nossas vidas.
Na primeira parte de Felicidade Autêntica, o autor trata de emoções positivas momentâneas e se detém , em particular, a oferecer respostas sensatas, baseadas em pesquisa científica, às seguintes questões — Por que a evolução nos dotou de sentimentos positivos? Quais são as funções e conseqüências dessas emoções, além de nos fazer sentir bem? Quem tem emoções positivas em abundância e quem não tem? O que permite e o que impede essas emoções? Como integrar mais emoção positiva e estável à vida?

Todo mundo procura as respostas a essas perguntas, e é natural recorrer à psicologia para isso. O resultado é a surpresa ao perceber o quanto o lado positivo da vida foi negligenciado. Para cada cem artigos de jornal sobre tristeza, como observa Seligman, apenas um é escrito sobre felicidade. O objetivo principal deste livro é corrigir o desequilíbrio, incentivando o campo da psicologia a complementar seu conhecimento acumulado sobre sofrimento e doença mental com novos conhecimentos sobre emoções positivas, virtudes e forças pessoais.
Quando o bem-estar é fruto da integração das nossas forças e virtudes, a vida fica imbuída de autenticidade. O autor se concentra na identificação das forças pessoais típicas de cada personalidade e de que forma conhecê-las pode significar o caminho para o maior sucesso na vida e a mais profunda satisfação emocional.
Martin E. P . Seligman é professor de Psicologia na Universidade da Pensilvânia e diretor da Positive Psychology Network e ex-presidente da American Psychological Association. Entre seus mais de vinte livros, destacam-se: O que você pode e o que não pode mudar, também lançado pela Objetiva; The Optimistic Child e Learned Optimism.
SOBRE FELICIDADE AUTÊNTICA

"Uma reflexão pessoal e científica altamente perspicaz sobre a natureza da felicidade por parte de um dos mais influentes e criativos psicólogos do nosso tempo." – Steven Pinker
"Afinal a psicologia leva a sério a alegria, o prazer e a felicidade." Daniel Goleman autor de Inteligência Emcional

"Martin Seligman é o principal porta-voz do novo movimento de Psicologia Positiva, que enfoca a saúde mental, e não a doença mental. Neste utilíssimo livro, ele identifica características e estratégias de pessoas com um perfil positivo, e explica como cultivar e experimentar, a maior parte do tempo, felicidade autêntica e outros estados emocionais desejáveis. O professor Seligman me deixou otimista e autenticamente feliz em relação ao futuro da psicologia".Andrew Weil, M.D.

"Seligman aplica as melhores e mais recentes descobertas científicas da psicologia às mais antigas e básicas indagações humanas: Como podemos ser felizes? Como podemos ser bons? Este livro é inovador, estimulante e, o mais importante, muito útil. Fazendo um jogo de palavras, eu diria que estou otimista quanto a seu sucesso." – Dra.Mary Pipher, psicanalista americana
autora de O Resgate de Ofélia

"Martin Seligman tem uma missão: usar as ricas e surpreendentes descobertas de um campo ainda novo, chamado psicologia positiva, para melhorar a saúde mental, moral e espiritual de seus leitores. E não poderia haver ninguém mais qualificado que ele, criador da psicologia positiva, além de escritor brilhante e inspirador. Somente uma pessoa poderia ter escrito Felicidade Autêntica, mas milhões vão se beneficiar."Robert Wright, autor de Animal moral.

fonte: http://www.editoras.com/objetiva/575-1.htm

Um comentário:

  1. Paty, legal que tenha curtido o livro. Eu também já o li. Vc já leu os livros de outro autor parecido chamado Mihaly? Gostaria muito de compartilhar com você algumas idéias, se vc permitisse. Um beijo e seja feliz! Eduardo Uchita

    ResponderExcluir