sábado, 9 de janeiro de 2010

Intuição


Segundo a Revista Superinteressante de março de 2006 temos essa definição:

***

O que é intuição?

Intuição é uma forma de conhecimento que está dentro de todos nós, embora nem todas as pessoas saibam utilizá-la, de acordo com a psicóloga Virginia Marchini, fundadora do Centro de Desenvolvimento do Potencial Intuitivo, de São Paulo. Etimologicamente, explica Virginia, a palavra intuição vem do latim intueri, que significa considerar, ver interiormente ou contemplar. O matemático e filósofo Blaise Pascal referia-se à intuição como o produto da capacidade da mente de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, graças às infinitas conexões inconscientes que tornam possível à mente consciente fazer escolhas. Grandes cientistas, entre eles o físico Albert Einstein, considerado o maior intuitivo da história, enfatizaram o valor do potencial intuitivo. O psiquiatra Carl Jung dizia sobre o conhecimento intuitivo: “Cada um de nós tem a sabedoria e o conhecimento que necessita em seu próprio interior”. Segundo Virginia, a mente intuitiva abre-se a respostas inovadoras e não dogmáticas, mas aprender a confiar na intuição é um grande desafio, pois o senso comum ainda considera a intuição um conhecimento de risco. “Pessoas com baixa auto-estima, por exemplo, têm mais dificuldade em acreditar na inteligência intuitiva em função de uma desconfiança em relação a tudo o que venha de seu interior”, diz Virginia. A psicóloga afirma que é possível desenvolver a intuição por meio de algumas técnicas, como o treino da habilidade no uso de imagens e símbolos, a aquisição de uma postura mais reflexiva e o desenvolvimento da autoconfiança. “Devemos confiar na intuição à medida que a autoconfiança e o autoconhecimento permitam ao indivíduo separar a intuição dos seus medos e desejos”, diz Virginia.

***

Acho que é uma boa hora para pensar na filosofia de Edward Bach, e o floral Cerato, aquele da intuição, aquele que segundo Mechthild Schefer (Florais de Bach - Imagens para harmonização, centramento e meditação, ed. pensamento), é o floral que transforma a dificuldade em formar opiniões em firmeza interior.


Sofremos muito quando não conseguimos ouvir nossa intuição, Dr. Bach, indicou esse floral para as pessoas que não confiavam em sua intuição e que duvidavam de sua própria força de decisão e julgamento.
A insegurança nos deixa confusos, perdidos, a intuição segundo Carl Jung é como uma bússula, não podemos deixar de usá-la.
Segundo Dr. Jessica Bear e o Dr. Wagner Bellucco, (Aplicações práticas dos Florais de Bach, ed. Pensamento) o tipo Cerato (negativo) faz muitas perguntas para chegar à solução mais correta, mesmo tendo acumulado muita informação, não consegue chegar a uma decisão, se desviam do caminho que escolheram, assim são vítimas fáceis para os tipos dominadores ou opressores, são facilmente levados pelas emoções.
É uma essência indicada aos que amam demais, os loucos de amor, porque esses geralmente se precipitam muito nos relacionamentos.

"O coração honesto busca e ama a Deus, e a Deus unicamente, diz Santo Agostinho. Contanto que a luz divina ilumine seus passos, ele não se torna falso; contanto que o fogo desse amor o queime sem reservas, ele não admitirá jamais outras chamas... E, contanto que seja o amor de Deus que o faz amar e o Espirito do amor quem o ame interiormente, é impossível que não ame sabiamente". (Aplicações práticas dos Florais de Bach, ed. Pensamento, p. 46-47)
 O tipo cerato quando em desequilibrio, é indeciso, sugestionável e ingênuo, ao invés de se deixar guiar pelo que de melhor existe em si (intuição), desqualifica-se e procura respostas no mundo exterior, com pessoas e teorias. Não conseguindo ouvir a própria verdade, busca-a fora de si. (Florais de Bach - Abordagens Psicoterápicas, Volume II).

É muito importante aprender ouvir a própria intuição, se perde muito tempo quando não se faz isso, além do tempo perdido muita energia é disperdiçada na dúvida e insegurança. Seguir a intuição é confiar em si mesmo, é necessário aprender a perguntar-se a responder-se, a pensar no que exatamente deseja.

Uma das minhas metas para 2010 é me ouvir mais, ouvir a minha intuição, a minha vontade interior, confiar nas minhas escolhas, nas minhas vontades e desejos. Ter convicção daquilo que é importante pra mim!

Faça o teste para saber se você sabe usar sua intuição
http://marieclaire.globo.com/edic/ed112/rep_intuicao1.htm


2 comentários:

  1. o que è que fazemos quando a sua intuição te incomoda?e quando c voce sente aquilo que os ouros sentem, o que è isso?

    ResponderExcluir
  2. Se a intuição incomoda é sinal que algo está precisando de atenção, como sugere o texto, "Sofremos muito quando não conseguimos ouvir nossa intuição". "Seguir a intuição é confiar em si mesmo, é necessário aprender a perguntar-se a responder-se, a pensar no que exatamente deseja"
    Quanto a sentir o que os outros sentem, isso implica uma reflexão maior, uma busca de auto-conhecimento, essa jornada pode ser muito gratificante para você.

    ResponderExcluir