quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Você é responsável pela sua vida


Quando um coração está aflito, é difícil que a palavra “aquiete-se” seja ouvida, um turbilhão de pensamentos e sentimentos se mistura e nos lançam num mundo medonho, pavoroso de desolação. Mas quem o lançou nesse mundo, senão você mesmo, você é responsável por tudo em sua vida, e essencialmente pelos seus pensamentos; as emoções podem sim ser controladas, mas infelizmente para que isso possa se tornar possível exige antes uma grande disciplina mental. Estamos tão acostumados a agir impulsivamente não é mesmo, essa geração da pressa, do agora, da ansiedade, não tem espaço para a paciência, para a disciplina, para o controle dos próprios impulsos e sentimentos.
 Disciplina é a palavra chave aos que sofrem por não ter controle sobre os pensamentos, disciplinar-se é o primeiro passo a ser dado. Aprender olhar para si mesmo, contar até dez nos momentos necessários, respirar e só depois agir, só depois avaliar, só depois julgar. Não é tarefa simples, mas com esforço, dedicação, vontade e muita disciplina, podemos sim nos tornar cada dia melhores.
Essa reflexão me veio ao ouvir uma amiga me dizer: “Porque os outros interferem tanto em minha vida”, na verdade não são os outros, temos o feio costume de colocar a culpa dos nossos erros, fracassos, insucessos aos outros, nos fazendo de vítimas do mundo, quando na verdade estamos cometendo o maior erro de todos, não são os outros quem interferem, somos nós mesmos que dirigimos nossas vidas, somos nós mesmos que escolhemos se essas influências externas vão ter ou não valor em nosso mundo interno. Sendo assim não caia no erro de pensar que você não é responsável, não culpe o outro, porque quando você está fortalecido interiormente, quando você conhece bem quem você é o que está fazendo, nenhuma crítica afetará sua vida e muito menos interferirá nela.
O caminho para esse fortalecimento interno pode ser iniciado por vários caminhos, pode dedicar-se a ler os bons livros já escritos sobre o assunto, pode começar fazer algum tipo de terapia, relaxamento, meditação, entre outros, todos eles levam a outra palavra chave, espiritualidade, e não estou falando de religião, mas sim de algo independente de religião, o fortalecimento interno depende do seu autoconhecimento, da sua busca por você mesmo, sem se esquecer que somos todos interligados, que o universo é regido por uma energia, que essa energia é amor, e quando nós amamos somos capazes de amar o próximo de maneira incondicional, é essa a busca pela felicidade, a busca pela espiritualidade, pelo amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário