domingo, 27 de fevereiro de 2011

O turista

Incrível, faz muito tempo não me divertia tanto no cinema. Muito inteligente, uma história envolvente, Angelina Jolie está maravilhosamente linda, e Jonny Deep espetacular na sua atuação!
Vale a pena conferir!!!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A vida (Chaplin)

Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas que eu pensava que nunca fossem me decepcionar,
mas também decepcionei alguém.
Já abracei pra proteger, já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos, amei e fui amado,  mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
"quebrei a cara" muitas vezes!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só pra escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo)!

Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida...
e você também não deveria passar.
Viva!!!

Bom mesmo é ir a luta com determinação,
abraçar a vida e viver com paixão,
perder com classe e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é MUITO para ser insignificante.
A vida me ensinou...
A dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;
Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam;
Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;
Calar-me para ouvir; aprender com meus erros.
Afinal eu posso ser sempre melhor.
A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.
A ser forte quando os que amo estão com problemas;
Ser carinhoso com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;
Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;
Perdoar incondicionalmente, pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor;
A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordado;
A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;
A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;
Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas",
embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;
A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;
A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;
Me ensinou e está me ensinando a aproveitar o presente,
como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.
Charles Chaplin
Tua caminhada ainda não terminou....
A realidade te acolhe
dizendo que pela frente
o horizonte da vida necessita
de tuas palavras
e do teu silêncio.

Se amanhã sentires saudades,
lembra-te da fantasia e
sonha com tua próxima vitória.
Vitória que todas as armas do mundo
jamais conseguirão obter,
porque é uma vitória que surge da paz
e não do ressentimento.

É certo que irás encontrar situações
tempestuosas novamente,
mas haverá de ver sempre
o lado bom da chuva que cai
e não a faceta do raio que destrói.

Tu és jovem.
Atender a quem te chama é belo,
lutar por quem te rejeita
é quase chegar a perfeição.
A juventude precisa de sonhos
e se nutrir de lembranças,
assim como o leito dos rios
precisa da água que rola
e o coração necessita de afeto.

Não faças do amanhã
o sinônimo de nunca,
nem o ontem te seja o mesmo
que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás...
mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te.
Charles Chaplin

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Além da Vida (Hereafter 2011)

Eu estava ansiosa por ver esse filme, por se tratar de um tema que eu gosto bastante e também por ser um filme dirigido por Clint Eastwood. Apesar de ter lido várias críticas sobre o filme, além da Vida, na minha opinião não deixou a desejar, as duas horas e nove minutos do filme passaram pra mim despercebidas, cada cena me levava a uma reflexão interior. Não se tratava de um filme dinâmico, com muita ação ou suspense, é um drama, que relata a vida de pessoas diferentes, um vidente americano, uma jornalista francesa que sobreviveu ao tsunami e um menino londrino que perdeu seu irmão gemeo.
Cada vida, cada história tem suas peculiaridades, que as fazem únicas, que as tornam experiências edificantes. O filme tratou da questão da Morte, e da vida além da morte, assim como das experiências de quase morte. Eu acredito que existem já estudos muito avançados nesse tema, e que realmente questões politicas, religiosas mantêm esses estudos silenciados. 

A vida é um emaranhado de acontecimentos, que às vezes parecem desordenados, mas cada evento, cada pequena coisa nos leva à algo muito maior. A morte talvez seja mesmo não o fim, porque não pode existir um fim simplesmente. A vida aqui me parece ser uma maneira de experienciar essa peculiaridade humana de escolher. 
George tinha um dom, o qual encarava como uma maldição, a conexão com um outro "mundo", com uma outra "realidade" pode parecer algo incrivelmente sublime e ao mesmo tempo um tanto assustador.
Estamos aqui hoje, nesse minuto vivendo, o que vem depois é um mistério, um mistério que todos nós um dia vamos encontrar.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como superar o fim de um relacionamento?


O fim de um relacionamento pode não ser tão trágico quanto aparenta ser.

Todos acreditavam que se tratava de um príncipe. Sempre gentil, abria a porta do carro, dava presentes com freqüência, era bonito, galanteador e falava eu te amo com tanta freqüência que até mesmo a mais desconfiada das mulheres acreditaria. Um dia o príncipe foi embora, sem muitas explicações disse que o relacionamento estava desgastado e que apesar de todo amor precisava ir embora. Na verdade ele já havia achado uma “nova princesa”. Ele se casou, teve filhos e é bem provável que nem se lembre que um dia deixou um castelo em ruínas causado pela infinita tristeza do abandono.
Por muito tempo o castelo abalado e solitário viveu as sombras da indignação e revolta, ninguém pode imaginar o quanto ela sofreu.

A princesa só conseguiu seguir sua vida quando percebeu que a culpa pelo seu sofrimento era exclusivamente sua. Sim. Nós somos responsáveis pelos nossos sofrimentos e por permitir que as pessoas entrem em nossas vidas e façam o que quiserem. Esquecemos apenas que somos a única pessoa que tem a chave do portão e que podemos controlar a entrada e saída. Mas então, como sabemos quem é príncipe e quem é sapo e como controlamos a “portaria” da nossa vida ? Fácil, os príncipes não existem, com exceção é claro dos desenhos, filmes e novelas. O resto é farsa. Infelizmente crescemos com a falsa idéia de que alguém irá nos salvar e de que seremos felizes para sempre. O resultado é que criamos expectativas demais nas nossas relações e principalmente na outra pessoa. Não podemos nos comportar como se fossemos princesas a espera de salvação, primeiro porque princesas também não existem e segundo porque não podemos depender de alguém para nos salvar ou para sermos felizes.

Outra questão é o “foram felizes para sempre”. Porque um relacionamento só dá certo se ele dura para sempre? Não deu certo se durou 1 dia, 1 semana, 1 ano? Vocês não foram felizes por aquele determinado tempo? Porque lamentamos a perda ao invés de comemorar a felicidade que experimentamos? Porque não respeitamos a decisão do outro em não querer mais nossa companhia? Alias, sabe aquele falso príncipe do início da história, o mau caráter? Ele não é tão mau assim como parece, tem uma história de abandonos desde a criança o que gerou uma necessidade de atenção muito maior do que a pobre princesa podia dar, por isso não podemos culpá-lo, pois naquele momento ele precisava de algo que ela não podia dar. Portanto, podemos dizer que estar juntos em um relacionamento é caminhar na mesma direção, com o mesmo objetivo, quando um ou os dois sentem necessidade de mudar de caminho, existe a possibilidade do fim do relacionamento. Imaginem uma mulher aos 15, 20, 30 anos e verá que somos seres em constante evolução, nossos desejos mudam e a pessoa que está ao nosso lado também.

Quanto a princesa, ela deixou de ser princesa e por conseqüência não quis encontrar outro príncipe, casou-se com um homem normal, com todos os seus defeitos e é claro qualidades. Mas antes disso tudo, aprendeu a ser feliz sozinha e passou a acreditar no amor sem cobranças, sem correntes e sofrimentos. Terminou a faculdade, foi promovida no emprego, comprou sua casa, tornou-se independente. Um dia saiu com alguém sem pretensões, não sentiu aquele frio na barriga, nem viu estrelas e corações caírem, mas ali de mãos dadas pode sentir a segurança e confiança de um homem comum. Não podemos dizer que eles serão felizes para sempre, mas podemos afirmar que hoje eles são, e é isso o que importa.


Não sou a autora desse texto, mas quando li pareceu que eu havia escrito pra mim mesma, porque era exatamente o que eu tentava me dizer, por isso resolvi postar aqui. E é incrível a sincronicidade como as coisas chegam as nossas mãos, esse texto me chegou não por acaso, chegou no momento certo. Cada vez acredito mais que existe um ser maravilhoso que está olhando por cada um de nós, e está em comunicação direta com nossos corações 24h por dia. Basta pedir, que o universo lhe dá. Nos momentos de aflição, queremos culpar o mundo por nosso sofrimento, quando nós mesmos deixamos que tudo acontecesse como aconteceu, fortalecer-se interiormente nos torna capaz de assumir nossas próprias culpas e nos libertar delas definitivamente.

"Nós somos responsáveis pelos nossos sofrimentos e por permitir que as pessoas entrem em nossas vidas e façam o que quiserem. Esquecemos apenas que somos a única pessoa que tem a chave do portão e que podemos controlar a entrada e saída. "

Cuide bem do seu coração, cuide bem do seu mundo interior, assim atraira tudo de melhor para sua vida.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mundo moderno sem contos de fadas.



Hoje vivemos numa época onde o romantismo perdeu espaço, temos que ser mais objetivos, racionais, práticos. Nessa geração fantasias e ilusões podem nos prender num mundo paralelo, onde a realidade pode nos deixar loucos.
Hoje em dia as mocinhas não ficam mais presas nas altas torres dos castelos, protegidas pelos temidos dragões, a espera do príncipe valente que vai libertá-la e com ela viver, felizes para sempre; hoje em dia essas mocinhas estão correndo atrás de seus objetivos, e eles não estão montados em cavalos brancos, longe disso, hoje as mocinhas se lançam no mercado de trabalho competitivo e querem seu espaço por lá. Em qualquer área que seja estão lá às mocinhas modernas lutando, e os objetivos vão além de príncipes e ultrapassam qualquer muralha de castelo.
Hoje quem vive alienado às fantasias dos contos de fadas, padece, adoece, definha. A realidade já não tem espaço para devaneios, só para a ação concreta. Hoje em dia o número de vilões, lobos maus, bruxas, madrastas malvadas, caçadores sem escrúpulo é muito maior, e heróis são poucos, e esses poucos heróis já não estão tão afim de salvar ninguém, afinal quem é que quer se salvar?
Playboy tem de monte, nenhum deles aprendeu sobre respeito ao próximo ou coisas do tipo, o dinheiro pode tudo, e com ele ao lado por que se importar com os sentimentos das pessoas. Se ele ou ela gostam de mim, azar é o deles... se eu pego meu carro e ando à 160km/h, eu sou o máximo, se eu capoto o carro o seguro paga, o carro tem airbag, vou pro melhor hospital, tenho o melhor cirurgião plástico, o pobre do outro carro que se ferre.
Eita mundo cruel esse nosso, “vixi Maria” diria o mais humilde, tá tudo errado.
Saudades dos tempos em que se podia acreditar nos contos de fadas, onde parecia tão mágica a ideia de que tudo podia ficar melhor, que o mau sempre perderia que o bem sempre sairia vitorioso ao final.
Não vou mentir, ainda tenho fé que o mundo se torne melhor, que o ser humano possa rever seus atos, que nenhum individuo possa machucar o coração de outro individuo, que um possa respeitar o outro, que ninguém sofra pela falta do irmão.
Se a sua vida é fácil não faça da vida do outro uma vida difícil, não machuque quem lhe dá amor, respeite todo ser que vive nessa terra, porque estamos todos interligados, porque dentro de cada individuo existe um mundo de sonhos, de desejos, que está ligado ao seu mundo, ferir aos sonhos do teu próximo é ferir aos seus próprios desejos e sonhos. Quem com ferro fere com ferro será ferido, às vezes o troco não retorna na mesma moeda.
Por isso dê aquilo que realmente queira receber, e receba aquilo que se sinta digno de receber.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

:: Olhar Comportamental :: A Psicologia segundo o Behaviorismo Radical de B. F. Skinner: Parem de ajudar as pessoas... (de graça)

:: Olhar Comportamental :: A Psicologia segundo o Behaviorismo Radical de B. F. Skinner: Parem de ajudar as pessoas... (de graça)

Você é responsável pela sua vida


Quando um coração está aflito, é difícil que a palavra “aquiete-se” seja ouvida, um turbilhão de pensamentos e sentimentos se mistura e nos lançam num mundo medonho, pavoroso de desolação. Mas quem o lançou nesse mundo, senão você mesmo, você é responsável por tudo em sua vida, e essencialmente pelos seus pensamentos; as emoções podem sim ser controladas, mas infelizmente para que isso possa se tornar possível exige antes uma grande disciplina mental. Estamos tão acostumados a agir impulsivamente não é mesmo, essa geração da pressa, do agora, da ansiedade, não tem espaço para a paciência, para a disciplina, para o controle dos próprios impulsos e sentimentos.
 Disciplina é a palavra chave aos que sofrem por não ter controle sobre os pensamentos, disciplinar-se é o primeiro passo a ser dado. Aprender olhar para si mesmo, contar até dez nos momentos necessários, respirar e só depois agir, só depois avaliar, só depois julgar. Não é tarefa simples, mas com esforço, dedicação, vontade e muita disciplina, podemos sim nos tornar cada dia melhores.
Essa reflexão me veio ao ouvir uma amiga me dizer: “Porque os outros interferem tanto em minha vida”, na verdade não são os outros, temos o feio costume de colocar a culpa dos nossos erros, fracassos, insucessos aos outros, nos fazendo de vítimas do mundo, quando na verdade estamos cometendo o maior erro de todos, não são os outros quem interferem, somos nós mesmos que dirigimos nossas vidas, somos nós mesmos que escolhemos se essas influências externas vão ter ou não valor em nosso mundo interno. Sendo assim não caia no erro de pensar que você não é responsável, não culpe o outro, porque quando você está fortalecido interiormente, quando você conhece bem quem você é o que está fazendo, nenhuma crítica afetará sua vida e muito menos interferirá nela.
O caminho para esse fortalecimento interno pode ser iniciado por vários caminhos, pode dedicar-se a ler os bons livros já escritos sobre o assunto, pode começar fazer algum tipo de terapia, relaxamento, meditação, entre outros, todos eles levam a outra palavra chave, espiritualidade, e não estou falando de religião, mas sim de algo independente de religião, o fortalecimento interno depende do seu autoconhecimento, da sua busca por você mesmo, sem se esquecer que somos todos interligados, que o universo é regido por uma energia, que essa energia é amor, e quando nós amamos somos capazes de amar o próximo de maneira incondicional, é essa a busca pela felicidade, a busca pela espiritualidade, pelo amor.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O PAI NOSSO - Parte 7/7



Sétima Cláusula: Pois vosso é o reino o poder e a glória para sempre.

Sábia e potente afirmação! Com ela se obriga a reconhecer o Pai como Única Presença e Único Poder. Obriga-te a dissolver o orgulho espiritual, a última das faltas a superar. O exemplo de tremendo castigo que acarreta esta falta é dado na “caída” do mais glorioso dos anos, Luzbel, que se converteu em Lucifer pelo pecado do orgulho. Isto deve ser uma alegoria porque nenhum Mestre tem semelhante renome, mas seja o que for a afirmação última do Pai Nosso leva a missão de liberarmos o último dos peregrinos, sempre que seja dita com intenção, fervor e devoção sincera.

O PAI NOSSO - Parte 6/7



Sexta cláusula: Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mau.

O Pai não nos manda tentações. A verdade desta frase é que quanto mais elevação tens alcançado mais suscetível, sensível é, e te esperam poderosas e sutis tentações contra as quais deves estar de guarda. A pior de todas é o ORGULHO ESPIRITUAL. Isto levanta um muro de ferro entre o indivíduo e Deus. Contra isso há que afirmar o famoso dito do Mestre Jesus “Sou manso e humilde de coração”. Este último te indica que o pedido do coração que é contestado. Se você pede “Não me deixes desperdiçar as oportunidades de fazer o bem”, verás como é protegido, porque é bem claro quando a Bíblia diz: “se o filho pede pão ao Pai ele não lhe dará uma serpente”.
Dizem que o pior dos pecados é aquele do qual não estamos conscientes. Pede ao Pai que te mostre tuas faltas ocultas. Pede ao Pai que não te deixe ser vítima de coisas como o trabalhar para tua própria glória, ou de exercer preferências pessoais em tua ajuda e a serviço da humanidade. Pede e receberá, bate e te será aberto, busca e encontrarás.
Livrai-nos de todo mal, isso não necessita explicação, mas sobre tudo, peça para que ti faça compreender quão irreal é o chamado “mau”. Isso não existe, já que a aparência de todo mau é simplesmente um estado em que impera o polo negativo ao qual só lhe falta o polo positivo para converter-se em bem evidente. Não pode existir algo que não tenha ambos os polos. O que esteja expressando unicamente seu polo negativo se equilibra e parece desaparecer quando se polariza o polo positivo.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O PAI NOSSO - Parte 5/7



Quinta Cláusula: Perdoai as nossas ofensas, assim como nos perdoamos a quem nós tem ofendido. 
 
Todas as faltam que cometemos são sempre o mau uso da energia divina que nos é dada em toneladas, cada minuto, em cada batida do coração. Temos pois grandes dívidas com o Pai, porque temos desperdiçado sua energia, as vezes esbanjando toneladas de energia em ataques de ira e de violência. Se pedimos perdão ao Pai instantaneamente, o dano não é tão grande, o castigo não se materializa, primeiro porque “ pecado reconhecido é pecado perdoado”, e segundo, porque o Pai sempre nos perdoa. Somos nós mesmos os que temos que nos perdoar, e isto o fazemos ao reconhecer que faltamos.
Agora o ponto chave da cláusula: Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Assim como você se conduz ao teu próximo, assim pode esperar que o Pai se comporte contigo. Mas não é o Pai diretamente quem te dá a recíproca, senão suas Leis e Princípios. O Pai é sempre Misericórdia e Perdão. São as Leis as que dão a cada um o que merece.
Jesus compôs a oração com maestria para que nós ao pedirmos perdão, se não perdoamos ao nosso irmão antes, nos atará o pedido na garganta, não poderemos seguir adiante e teremos que sair a arrumar as coisas o quanto antes.
Se você é dos que vê que tudo está entorpecido, que tudo o que empreendes é a duras penas, com lutas gigantescas, não diga que é porque “não tem sorte”, o que “tem muita má sorte”. Mentira! o que passa é que você é duro com seu irmão, não tem perdoado a alguém, ou continuamente culpa aos outros por seus fracassos. Primeiro perdoa a todo o mundo. 
Antes de colocar sua cabeça no travesseiro a noite, obriga-se a dizer essa frase: PERDOO A TODOS QUE NECESSITEM DO MEU PERDÃO. A TODO HOMEM, MULHER OU CRIANÇA. ME PERDOO EU MESMO E PEÇO PERDÃO AO PAI.
E que você dizendo isso seja sincero, absoluto, amplo, pois se fica em você algum pequeno ressentimento contra alguém ou algo, será um muro entre você e o Pai. Um muro entre você e as manifestações de paz e prosperidade.
De alguma maneira repita o ato de perdão a alguém, pois seria como reconhecer que o seu perdão não tem grande validade. Cada vez que te venha a mente, sempre diz: EU JÁ O PERDOEI.