sábado, 20 de março de 2010


Oi pessoal, resolvi eliminar meu antigo blog que ficava no myspace do windows life e ficar apenas com esse, daí seraparei algumas coisas antigas que havia escrito e vou postar novamente aqui aos poucos, assim não perco as ideias antigas... é interessante voltar pra trás e olhar o que eu estava pensando... às vezes penso dinovo de forma igual, outras já penso diferente... De vez enquanto é bom fazer um balanço do que foi, do que é e do que espera!

em 02 de outubro do ano passado eu escrevia sobre o tal do Egoísmo ai vai:


Cada sujeito vê o mundo de uma maneira, cada um enfrenta um problema de uma forma particular, cada um reage aos estímulos de maneira distinta, nenhum ser humano é igual, e é impossível ser perfeitamente adequado a tudo.
Podemos prever, mas tudo é muito imprevisível.
Podemos ver nisso tudo, inúmeros obstáculos, para uma vida harmoniosa, a começar pelo fato de que é difícil sentir a dor do outro, é comum ouvir por aqui ou por ali coisas do tipo “ele é feliz e não sabe”, “seus problemas são pequenos perto dos meus”, “o problema não é meu”, o mundo é egoísta, os sentimentos são egoístas, sejam eles bons ou maus. Posso transmitir o que sinto, mas não há garantias que alguém possa captar perfeitamente o que transmito, porque cada um vive dentro de si, num mundo particular.

Pra mim, viver em harmonia seria possível se nos colocássemos a refletir sobre o conceito da EMPATIA, que significa:  sentir o que sentiria outra pessoa caso se estivesse na situação experimentada por ela. Como seres humanos erramos e acertamos, alguns erram mais outros menos, mas temos uma grande tendência de colocar a culpa dos nossos erros nas atitudes tomadas por outros, no lugar de assumirmos nossa falha, assim como temos a tendência de apontar os erros dos outros sempre antes de apontarmos os nossos próprios erros, semeando muitas vezes sentimentos de inveja e discórdia, é mais tolerável que o ruim esteja dentro do outro e não dentro de mim. Quando assumimos nossa condição de imperfeição é possível nos abrirmos ao aprendizado real, buscando por mais comportamentos assertivos.
Ao invés de procurar no outro qualidades e defeitos, deveríamos aprender procurar dentro de nós mesmos nossas verdadeiras qualidades e potenciais defeitos,  afim de conhecer nosso intimo para assim poder não medir mas compreender; não competir mas ser solidário.

Somados somos mais fortes.
Divididos ficamos separados.


Agora pensei imensamente na sabedoria de Edward Bach, que criou as essências florais, que são capazes de resgatar as virtudes de nossa alma, potencializando o que existe de bom em nós mesmos, fazendo que agente aprenda de certa maneira com nossos erros, penso também no livro felicidade autêntica, que traz uma mensagem sobre como trabalhar nossa vida com base nos nossos potenciais positivos. Quem planta amargura só pode colher dor. Está na hora de cuidar do próprio jardim, de maneira que esse possa colorir e perfumar não só sua própria vida, mas daqueles que passam por ela!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário