terça-feira, 23 de março de 2010

Um sonho possível

Não é atoa que Sandra Bullock ganhou um Oscar com o filme, Um sonho possível, o filme é encantador, um história comovente sobre a vida de um jovem negro que havia encontrado muito poucas oportunidades na vida, até encontrar a familia Touhy. Talvez não só o jovem tenha ganhado, a familia também ganhou. Quando fazemos algo por outra pessoa, algo realmente genuíno ganhamos muito. A atriz interpretou Leigh Anne Touhy, uma pessoa de enorme coração, coração esse que ficou mexido ao ver o jovem Michael caminhando sozinho no frio e sem agasalho, ele estava indo ao ginásio da escola, onde, segundo ele, era um lugar quentinho. Pra mim o filme trás várias mensagens genuinas de bondade. Bondade é poder ensinar e aprender com o outro, é olhar as pessoas como iguais. Hoje em dia vivemos num mundo totalmente egoísta e também violento, que não nos permite tanta generosidade. Claro, o filme mostrou essa violencia e o medo que causa um desconhecido, mas mostrou como olhar o lado bom das coisas, e principalmente das pessoas.
Me encantei pelo pequeno SJ, que com muita alegria e inteligência mostrou a real inocência infantil, com um grande grau de esperteza, ...se você olhar com um sorriso para as pessoas elas não vão ter medo de você!
Para Michael, foi como se um anjo o tivesse acolhido e transformado sua vida, uma vida que há muito já estava de certa maneira fadada a ruina. Pena nem todos terem uma oportunidade como essa, quantos morrem nas ruas, vítimas das desigualdades sociais, vitimas da violência e do descaso. 
Um outro ponto muito relevante da história, é, além do preconceito, que um individuo mesmo tendo dificuldades de aprendizagem, bem estimulado pode vencer, ele pode aprender e potencializar suas capacidades,  o ambiente realmente tem um fator muito importante. Se o sistema de ensino pudesse olhar para as crianças com dificuldades de aprendizado de maneira especial, elas não teriam dificuldades de aprendizado.
Claro, estender a mão à um estranho, que não se conhece a história, ajudá-lo nos estudos, ajudá-lo a conquistar um bolsa de estudos, chama a atenção do estado. O que essa família queria em troca? Porque sempre tem que se ganhar algo além do que o coração pode sentir? Os pais direcionam a vida dos filhos, porque querem o melhor para eles, Micheal era parte da família Touhy e eles só poderiam querer o melhor para ele. 
 Interessante ressaltar, que o filme é baseado em uma história real, ou seja, a bondade não é ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário