quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Batman Begins 2005

Sabe porque caímos? Para aprendermos a levantar.... 

Essa frase por três vezes foi usada no filme Batman Begins, três vezes.

Todos nós durante nossa existencia vamos viver momentos de medo, vamos viver alguns traumas. É inevitável que coisas desagradáveis nos ocorra, é normal que coisas desagradáveis ocorram, pois sem elas não temos a oportunidade de aprendermos, porque a gente não aprende nada com o sucesso, como nos deixou de lição o filme A família do futuro. Agente aprende no caminho que percorremos até o sucesso, entendendo por sucesso todas as conquistas, todas as metas que buscamos.
Vencer os próprios medos, os próprios traumas requer uma grande força de vontade, força que todos nós carregamos em nosso íntimo mas que infelizmente nem todos costumam buscar.
Para enfrentar os medos é importante o autoconhecimento, alguns tem medo de olhar pra dentro, olhar o próprio mundo interno, porque vive de ilusões sobre si mesmo, se escondendo por trás de várias máscaras que o torna socialmente adequado. 
No filme Batman Begins, vemos o inicio, vemos como Bruce Wayne se torna Batman, o morcego de capa negra que luta contra o crime na cidade de Gotan, em busca não de vingança, mas de justiça. 
Para se tornar Batman, Bruce precisa enfrentar seus sentimentos, o medo e a raiva, precisa olhar pra si, precisa buscar pela vontade de se libertar dos traumas, das amarras do passado, vencer a si mesmo. Essa é, acredito eu, a maior de todas as batalhas que vivemos, a luta contra os próprios sentimentos destrutivos.
Com vontade e determinação, nosso protagonista vai construindo seu símbolo, vai construindo Batman. Como podemos perceber, nada vem se esforço, sem dedicação, sem vontade firme. Bruce sumiu por 7 anos, esteve vivendo em meio as diversidades da vida, sem dinheiro, sem comida, sem abrigo, precisava sobreviver, precisava aprender como a vida realmente é para aqueles que mais precisam de justiça. Até que aprendeu a arte da guerra, se assim posso dizer. Encontrou aquele que lhe ensinou dominar seus sentimentos, para que pudesse se tornar um grande guerreiro, capaz de salvar sua cidade. Nesse momento Bruce não perde seus principios, luta por eles. Retorna a sua casa, busca pelos instrumentos que tornaram seu símbolo motivo de medo para muitos, e esperança para outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário