domingo, 30 de outubro de 2011

Olhe para Cima

     A gente tá muito acostumado a reclamar, a queixar-se, a olhar o lado negro, o buraco, o fundo do poço. É tanta hipocrisia, tanta falta de informação, tanta ignorância. Olhar para cima faz muito esforço, dói as vistas, deve ser por isso que a maioria anda olhando para baixo.

     É tão comum ver as pessoas ao se encontrarem listarem suas queixas, seus problemas, suas dores, seus remédios; seus remédios alopáticos, suas drogas, porque os verdadeiros remédios ninguém toma, ninguém faz lista.
     Sim, estou generalizando, existem ainda uns gatos pingados que tentam olhar a vida com olhos mais otimistas, digamos assim. Pena que esses gatos pingados algumas vezes saem escaldados pelas críticas daqueles que não querem ver, não querem olhar para o alto. A felicidade alheia parece incomodar, algumas vezes, apesar da felicidade ser um sentimento contagiante, parece que alguns não querem ser contagiados por ela. Por que tanta gente se fecha a ela? 
     Por que viver no escuro se a luz do sol brilha todos os dias e é gratuita? A vida está aí, ela bate à sua porta cada manhã e não é porque a noite cai que ela se despede, ela continua batento forte em seu coração. 
   O coração não só bate, ele sente, funciona sem que nossa consciência interfira, experimenta pedir pra ele parar de bater, ele não para, não vai obedecer uma vontade tão estupida, mas pede pra ele ficar apaixonado ou então pra ele ficar com raiva, apesar de você pensar que essas emoções não são escolha sua, esses pedidos sua consciência pode levar ao coração, seu coração pode sentir, ele pode responder às suas emoções, mesmo algumas vezes sendo elas tão estupidas quanto pedir para ele parar de bater.
     Mudar é possível, é possível mudar o discurso, mudar o foco do olhar, mesmo que exija esforço e readaptação, é um ato benéfico, gratificante, edificante. É um trabalho a ser feito diariamente, um trabalho que pode mudar não apenas uma única existência, mas a existência. 
     Apesar de muitos ignorarem isso, somos todos interligados, somos todos um, aquilo que um faz, aquilo que um decide fazer, afeta toda a humanidade, veja exemplo de grandes nomes, vou falar de quem fez coisas boas, porque também existe uma grande lista de nomes que trouxeram coisas negativas para a humanidade, mas vamos pensar em homens como por exemplo Francisco de Assis, um simples modo de viver afetou diversas pessoas de sua época, algumas positivamente outras nem tanto, e até hoje seu modo de viver, seu exemplo de vida afeta as pessoas de nosso tempo, Steven Jobs, Nelson Mandela, Madre Tereza, Walt Disney, os irmãos Grimm, tantos e tantos outros que nem chegamos a conviver ou conhecer afetam nossas vidas, a minha a sua. 
     Talvez hoje uma linha que eu escreva vá fazer parte da sua vida e um dia vamos nos encontrar e você nem vai se dar conta que eu escrevi um dia uma linha que mudou a direção da sua vida, assim como eu não vou ter ideia de que uma linha que eu escrevi possa ter erguido uma cabeça baixa.
     Por isso quando se opta pela luz, se opta por fazer com que a humanidade evolua, se opta por não escolher apenas o próprio bem, mas o bem de todos, aquilo que você é, é aquilo que todos somos. Por isso saia do escuro, deixe de escaldar os gatos pingados, faça parte, junte-se a eles. Olhe para cima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário