quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A vida como construção.

Construimos nossa vida tal como construimos nossas casas. A vida é feita passo a passo, tijolo a tijolo, dia a dia. Quando começamos a construção planejamos antes a planta, a disposição dos comodos, escolhemos então o melhor material para as paredes, para o piso, para o telhado, então os alicerces são feitos. E não é isso que fazemos também em nossas vidas? Buscamos por nos colocar no mundo, vamos aprendendo, adquirindo e armazendo conhecimento ao longo do tempo, fazendo escolhas. Pra mim as paredes são como o físico, o corpo que vamos alimentando, vestindo, adornando. O piso apesar de se encontrar sob os pés refletem a mente, precisamos de um piso bem acentando e limpo para que nossa casa seja aconchegante.
Hoje acordei pensando no telhado, na importância do telhado na construção da nossa vida. Se chove e o telhado não está pronto a obra de certa forma para, tem que se esperar a chuva passar para poder continuar o trabalho. E assim também é na vida, se não temos uma cobertura para nos proteger paramos, ficamos estáticos, imovéis frente as adversidades. Com o telhado pronto, o acabamento interior pode ser iniciado, pode chover, pode passar um vento forte, pode fazer o sol mais quente, quando o telhado está pronto nada disso impede a continuidade do trabalho.
Esse telhado é a nossa espiritualidade, essa espiritualidade que nos dias atuais muitos tem deixado de lado. Quando falo espiritualidade não estou me referindo a religião, pra mim religião é uma busca externa, uma busca por algo fora de nós, enquanto a espiritualidade é uma busca interna, uma busca por algo dentro de nós. Essa diferença é fundamental de ser entendida, porque muitos hoje buscam apenas o externo, buscam ser guiados, quando o guia mais eficiente vive dentro de cada um de nós.
Por isso acredito que a parte mais importante de uma casa está no telhado, em preparar boas paredes, um piso bem acentado, para sustentar esse telhado que protegerá o resto da construção, assim como tudo aquilo que for colocado lá dentro, após o termino da obra. Com um bom telhado a obra não precisará mais ser interrompida pelas adversidades externas, o trabalho interno poderá sempre continuar, enquanto que sem o telhado toda vez que a adversidade chegar seremos obrigados a parar, parar para esperar o tempo bom voltar. Se você confiar em você, você não precisará ficar parado quando as adversidades aparecerem, você poderá continuar, sem medo, porque saberá que dentro de você estão todas as respostas, toda a força necessária para o êxito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário