domingo, 17 de outubro de 2010

A diferença entre Escutar e Ouvir.

"Tem pessoas que às vezes estão nos ouvindo, mas não estão nos escutando."



Sim existe uma grande diferença entre escutar e ouvir. A gente ouve, desde que não tenha nenhum problema auditivo, todos os estímulos sonoros ao nosso redor, mas escutar é algo mais profundo, digamos assim, necessita de atenção e também de carinho. Quantas vezes conversando com um amigo nos sentimos em paz por estarmos sendo escutados, compreendidos e quantas vezes ficamos frustrados quando conversamos com alguém que está nos ouvindo apenas, sem prestar atenção naquilo que estamos falando. 
Para quem gosta de novela e acompanhou Escrito nas Estrelas tinha uma personagem que caracterizava muito bem esse tipo de pessoa que não escuta, só ouve; a Sueli, personagem de Giovanna Ewbank, em muitas cenas ela demonstrava estar apenas ouvindo, quando derrepente mudava de assunto, sem dar atenção nenhuma ao que estava sendo dito à ela. 
Infelizmente existem muitas pessoas como a Sueli, e é muito triste e frustrante conviver com essas pessoas, pessoas que tem um mundo interior muito egoísta, pensando apenas em si mesmas e com atenção voltada apenas para seus pensamentos, são incapazes de dedicar sua atenção as pessoas ao seu redor. 
Devemos sempre estar atentos, escutando aqueles que nos rodeiam, escutar é uma grande demostração de afeto, de amor.

Escutar não é ouvir. Ouvir a gente ouve o que é dito no campo do significado estrito das palavras. Bola é bola, coca é coca, mulher é mulher. Escutar é bem diferente e requer treino, autoconhecimento e conhecimento do outro. Escutar é do campo da significação das coisas para cada um, diferente para cada um sempre.
Ouvir é do campo dos sentidos e Escutar é do campo do Inconsciente. Escutamos sem precisar ouvir. A Escuta é muitas vezes silenciosa, escuta–se o não verbal, a entrelinha, o gesto, a atuação. Ana Clara Cenamo

Nenhum comentário:

Postar um comentário